RFM - Só Grandes Músicas

Mapa mostra o restaurante mais antigo de cada país. Este é o de Portugal

O RESTAURANTE MAIS ANTIGO DE PORTUGAL FICA EM LISBOA E ABRIU PORTAS EM 1778

Jéssica Santos


Resolver problemas, partilhar momentos, novidades, desabafos e reunir familiares e amigos ganha outro sentido quando é feito à mesa e, se possível, rodeado de muita e boa comida. O povo português faz das refeições um verdadeiro evento social e dá valor a um bom jantar ou almoço. Estar à mesa é um dos nossos passatempos preferidos e algo que nos caracteriza muito. Por isso, ir a um restaurante é sempre motivo de celebração.


Esta é uma arte - há também quem chame modo de vida - já antigo. O restaurante mais antigo do mundo ainda está em funcionamento. É o St. Peter Stifts Kulinarium e abriu portas no ano 803, na Abadia de São Pedro, em Salzburgo, na Áustria. Para além de ser o restaurante mais antigo do mundo é também a empresa em atividade mais antiga de toda a Europa.

E em Portugal? Consegues imaginar qual é o restaurante mais antigo? Fica em Lisboa, no Terreiro do Paço, e está em funcionamento desde 1778. Café Martinho da Arcada é o restaurante mais antigo de Portugal.



Teve como clientes habituais figuras incontornáveis de Portugal, como Fernando Pessoa, cuja mesa ainda hoje se encontra no café e com o seu nome.



As raízes históricas do espaço mantêm-se e por aqui prova-se uma gastronomia verdadeiramente portuguesa. Em 1999, este café restaurante foi eleito pelo “Guia dos Cafés da Europa” como o melhor café do ano.


Estes dados foram reunidos pelo site NetCredit que teve em conta vários fatores. Primeiro, pesquisaram pelo restaurante mais antigo de cada país. Caso não conseguissem encontrar, foi pesquisado o restaurante mais antigo das capitais. Em último caso, procuraram por comentários no TripAdvisor e em outros sites semelhantes para encontrar informações de pessoas a comentar sobre restaurantes históricos. Se ainda assim não tivessem resultados, o país seria então marcado como "sem dados".


  • Partilha:

Subscreve a newsletter RFM
Ao inserires o teu email concordas com os nossos Termos de Utilização e Política de Privacidade.
Top