RFM - Só Grandes Músicas

"A Resistência acontece por causa de um partido político que não tem dinheiro para fechar a campanha" -Miguel Ângelo na RFM

FOI ASSIM O PRIMEIRO "RFM SUMEET", NO ARRANQUE DA ELEIÇÃO DA "MAIOR BANDA POP PORTUGUESA DE TODOS OS TEMPOS".

Teresa Lage

Miguel Ângelo, dos Delfins e Resistência, Tiago Nogueira dos Os Quatro e Meia, Vasco Sacramento, diretor da agência Sons em Trânsito e David Ferreira, ex-editor e radialista, foram os convidados do primeiro “RFM Sumeet” – o debate com que a RFM lançou a eleição da “Maior Banda Pop Portuguesa de Todos os Tempos”.

Bandas – uma espécie em vias de extinção?“ foi o ponto de partida desta conversa moderada por Daniel Fontoura e Teresa Lage, recheada de histórias hilariantes e de perguntas pertinentes dos seguidores da RFM no Youtube e Facebook.



Nestes tempos em que as bandas parecem estar a ser trocadas por carreiras a solo e em que os programas de talentos substituem os encontros de amigos nos ensaios de garagem, falámos sobre "os prós e contras" de pertencer a uma banda, do que mudou na música nos últimos anos, ficámos a conhecer episódios inéditos vividos pelos 4 convidados, e claro, quais são as suas bandas preferidas.


"Eu nunca pensei que os Delfins fossem tão longe"- David Ferreira


David Ferreira que, como editor dos Delfins na Emi Valentim de Carvalho, deixou fugir o grupo para outra editora, onde as vendas dos Delfiins chegaram aos milhões de discos, confessou que não ter reconhecido inicialmente o potencial da banda.


"Muitos artistas são solitários e inseguros". "O público é altamente infiel"- Vasco Sacramento


Vasco Sacramento revelou a história dos Deolinda – o grupo de amigos que o fez abraçar a carreira de manager, falou da solidão dos músicos a solo, das suas cortes e da relação dos artistas com o seu público, nem sempre tão agradecido quanto se pensa.


“É horrível andar de carrinha sozinho e estar, num hotel, a jantar sozinho no restaurante. Isso tudo é horrível. Eu vejo a música como uma coisa de partilha.” Miguel Ângelo”


Miguel Ângelo, fundador de bandas como os Delfins e Resistência que acaba de lançar o seu 4º álbum a solo, falou-nos da vida na estrada partilhada com amigos e revelou como a Resistência surgiu graças a um partido político sem orçamento para a campanha.


"A Resistência acontece porque, em 1991, há um partido político que queria fechar a campanha, no Rossio mas já não tinha dinheiro para contratar os Delfins, só para 3 canções e com guitarras acústicas. E então, vou com o Fernando, o Tim e o Pedro Ayres e tocamos, não no palco mas na torre do PA, para 30 mil pessoas, o "Fado" dos Heróis do mar, o "Nasce Selvagem" dos Delfins e o "Não sou o único" dos Xutos." Miguel Angelo


"A minha mesinha de cabeceira era o CD da Resistência.” - Tiago Nogueira (Os Quatro e Meia)


O mais novo dos convidados, Tiago Nogueira dos Quatro e Meia, uma das mais recentes e mais bem-sucedidas bandas da música portuguesa, falou dos grupos que admira desde pequeno e comentou, com ironia, a relação que tem com os seus amigos de Os Quatro e Meia.


"Os meus colegas são insuportáveis, não vejo essa beleza de andar na estrada com eles" - Tiago Nogueira (Os Quatro e Meia)


Nuns dias amamo-nos, noutros dias queremos esganar-nos” – Tiago Nogueira (Os Quatro e Meia)



Esta conversa foi transmitida, dia 21 de outubro, em direto no Facebook e Youtube da RFM mas, se perdeste a transmissão, podes ver e ouvir tudo clicando aqui em baixo… daqui a uns segundos


 

Podes votar na tua banda preferida aqui

  • Partilha:

Artigos Recomendados
Qual é para ti a maior banda p...Qual é para ti a maior banda pop portuguesa de todos os tempos?A PRIMEIRA FASE DA VOTAÇÃO TERMINOU DIA 25 DE NOVEMBRO COM O SEGUNDO "RFM SUMEET", EM DIRETO NO FACEBOOK E YOUTUBE DA RFM FOI MAIS UMA CONVERSA CHEIA DE HISTÓRIAS COM TOZÉ BRITO, MIGUEL CRISTOVINHO, RUI PREGAL DA CUNHAmaisQual é para ti a maior banda p...Qual é para ti a maior banda pop portuguesa de todos os tempos? Vota aqui!A RFM QUIS ELEGER A MAIOR BANDA POP PORTUGUESA DE TODOS OS TEMPOS E CONTOU CONTIGO. DESCOBRE DIA 5 QUAL É, PARA TI, A MAIOR!maisQual é a fórmula mágica para c...Qual é a fórmula mágica para compor uma canção de sucesso? Descobre aqui.A PROPÓSITO DA ELEIÇÃO DA MAIOR BANDA POP PORTUGUESA DE TODOS OS TEMPOS, A RFM REUNIU MÚSICOS E PRODUTORES PARA DESCOBRIR COMO É QUE SE ESCREVE UMA MÚSICA DE SUCESSO, SE O TALENTO ENGANA E SE A FAMA É UM POLVO MALUCO.maisConcertos que "meteram água".....Concertos que "meteram água"... ou vinho e uma luta entre flauta e batuta – os “Vietnams” das bandasA PROPÓSITO DA ELEIÇÃO DA MELHOR BANDA POP PORTUGUESA DE TODOS OS TEMPOS... QUISEMOS SABER QUAL FOI O PIOR CONCERTO DE TODOS OS TEMPOS DE ALGUMAS DELASmais"​Este gajo compôs o disco tod..."​Este gajo compôs o disco todo sozinho no quarto, falta-lhe levar uns estalos”A PROPÓSITO DA ELEIÇÃO DA "MAIOR BANDA POP PORTUGUESA DE TODOS OS TEMPOS", A RFM REUNIU MIGUEL CRITOVINHO (D.A.M.A.), RUI PREGAL DA CUNHA (HERÓIS DO MAR), TOZÉ BRITO E PEDRO BARBOSA (MANAGER), NUMA NOITE CHEIA DE GRANDES HISTÓRIAS!mais“Eu nunca pensei que os Delfin...“Eu nunca pensei que os Delfins fossem tão longe. Enganei-me muitas vezes” – David Ferreira à RFMA PROPÓSITO DA ELEIÇÃO DA “MAIOR BANDA POP PORTUGUESA DE TODOS OS TEMPOS A RFM REUNIU 2 MÚSICOS DE BANDAS E 2 PESSOAS RESPONSÁVEIS PELOS SUCESSO DE MUITAS BANDASmais“O público é altamente infiel!...“O público é altamente infiel!” Vasco Sacramento à RFMO DIRETOR DA “SONS EM TRÂNSITO” PARTICIPOU NO "RFM SUMEET", A PROPÓSITO DA ELEIÇÃO DA “MELHOR BANDA POP PORTUGUESA DE TODOS OS TEMPOS” E SURPREENDEU-NOS COM AS SUAS HISTÓRIAS E DECLARAÇÕES.maisBeatles lançam novo trailer do...Beatles lançam novo trailer do documentário "Get Back" e reedição especial de "Let it Be"6 HORAS DE BEATLES EM 3 DIAS – “THE BEATLES: GET BACK” VAI CHEGAR EM NOVEMBRO NA DISNEY +. A 15 DE OUTUBRO O GRUPO LANÇA REEDIÇÃO ESPECIAL DO ALBUM "LET IT BE"maisAs sentidas homenagens de Tony...As sentidas homenagens de Tony, David e Mickael a Sara Carreira, no dia do seu aniversárioSARA CARREIRA COMPLETARIA MAIS UM ANO DE VIDA NO DIA 21 DE OUTUBROmais
Subscreve a newsletter RFM
Ao inserires o teu email concordas com os nossos Termos de Utilização e Política de Privacidade.
Top