RFM - Só Grandes Músicas

A história macabra do enterro da rainha portuguesa D. Maria I

A 1ª RAINHA REINANTE EM PORTUGAL, D. MARIA I, ESTÁ SEPULTADA NA BASÍLICA DA ESTRELA, MAS TEVE OUTRO ENTERRO ANTERIOR

Ana Margarida Oliveira


D. Maria I foi a 1ª mulher a reinar em Portugal. Sucedeu ao pai, D. José I, e herdou um país “reinado” pelo ministro Marquês de Pombal. Profundamente religiosa e humana nunca lidou bem com as medidas déspotas do Marquês e muito menos com as perseguições, prisões e mortes, levadas a cabo pelo ministro, a ordens religiosas e a grande parte da nobreza portuguesa.


Casada com um tio direito, irmão do pai, D. Maria governou o nosso país até ser afastada por ser considerada louca. Sobre a questão da sua loucura, ainda nos ocupamos um destes dias. Isto porque há teorias. Há a conspiração do papel de carta envenenado que a pode ter ensandecido aos poucos. Há a teoria que considera que foi afastada do trono e que enlouqueceu pela clausura a que foi obrigada no Palácio de Queluz, durante 15 anos, de onde saiu para acompanhar a corte que fugiu de Portugal para o Brasil, em 1808, com as invasões francesas à porta.



Era uma sombra do que foi, depois dos anos em clausura em Queluz, quando foi levada pelo filho regente D. João VI e toda a corte para o Brasil.

Aqui viveu atormentada e ensandecida até à sua morte, aos 81 anos. Morreu no Rio de Janeiro, no dia 20 de março de 1816.



D. Maria I teve mais do que um funeral, foi sepultada em vários sítios e só pareceu ter-se conciliado com a paz divina, finalmente, 6 anos após a sua morte, na Basílica da Estrela, mandada construir precisamente pela própria, como voto, caso tivesse um varão. O que veio a acontecer com o nascimento do seu primeiro filho.

E assim se lançou a primeira pedra da Basílica, a 24 de outubro de 1779. A igreja só ficou concluída em 1790.


Porque faz anos que se iniciou a sua construção e porque é lá que se encontra o túmulo desta nossa 1ª rainha reinante, vamos à macabra história do seu enterro. Ou melhor dos seus enterros.


Tudo na doença, na morte e no derradeiro sepulcro desta rainha se arrastou como se a sua alma se mantivesse presa aos tormentos de que padeceu em vida. A verdade é que apareceu sempre mais um motivo, uma razão, um acontecimento a adiar a merecida paz… logo a ela, tão devota e tão mística.



No Rio de janeiro

A triste notícia da sua morte, no Rio de Janeiro, a 20 de março de 1816, levou tempo a chegar à capital do reino, Lisboa, e apenas a 4 de outubro foram feitas as cerimónias fúnebres pela alma de D. Maria I, na igreja de São Julião.

Após estas solenidades, um grande incêndio destruiu por completo esta igreja. Tratou-se de um curioso e estranho incidente que, de alguma forma, anteviu um longo caminho, até ao seu descanso final.


No Rio de Janeiro, mal se anunciou a morte da rainha-mãe, os corredores do palácio cobriram-se de negro .

Uma das salas do palácio foi transformada em câmara ardente e o cadáver foi lá colocado, envolto num manto encarnado com as Ordens de S. Tiago, Cristo e Avis pousadas sobre o peito.

Em redor do caixão aberto, foram dispostas ervas aromáticas, para que os súbditos pudessem vê-la sem o cheiro a morte se fazer notar. D. João, filho e regente, chorou sentidamente agarrado à mão da mãe, impressionando todos os que ali faziam vigília.

Os netos, D. Pedro e D. Miguel, acompanharam o pai e D. Carlota Joaquina, mulher de D. João VI fez o mesmo.

Depois da família real, veio o povo. Seguiram-se procissões e missas todos os dias, em todas as igrejas e os sinos dobraram por semanas. O luto foi muito prolongado e o Rio de Janeiro parou durante todo esse tempo.

Seguiu-se o desfile doloroso desde o Convento das Carmelitas, onde morou, no Rio de Janeiro, e onde morreu, até ao Convento dos Religiosos da Nossa Senhora da Ajuda, onde foi sepultada pela primeira vez, a 23 de março de 1816.


No resto do império português, à medida que a notícia chegava, multiplicavam-se as cerimónias pela alma da rainha. Em Lisboa, Salvaterra, Queluz, Belém, Vila Viçosa e em todos os lugares por onde D. Maria estivera ou passara.


Depois deste funeral no Brasil, seguiram-se, anos depois, mais 2 velórios e ainda mais um funeral, tendo sido desenterrada antes deste último, depois de estar morta há já 6 anos.



Na fragata, transformada em capela ardente

O corpo de D. Maria I, sepultado no Rio de Janeiro, foi transportado para Lisboa, quando D. João VI, seu filho e já rei, acabou por regressar a Lisboa a 23 de abril de 1821, na fragata Princesa Real.

Assim, na antevéspera da partida para Lisboa, o corpo, fechado num túmulo havia já 5 anos, foi carregado desde o Convento da Nossa Senhora da Ajuda, em mais um cortejo fúnebre, até à fragata, transformada em capela ardente, onde mais um velório se realizou.



Em Lisboa

A chegada a Lisboa aconteceu a 4 de junho de 1821. O corpo da rainha, no túmulo, andou de convento em convento até que, a 18 de março de 1822 foi, finalmente, trasladado para a igreja do Mosteiro do Santíssimo Coração de Jesus, na Estrela, e um segundo funeral lhe foi dedicado, 9 meses depois da chegada do caixão a Lisboa.


Esta derradeira cerimónia durou 3 dias e começou pela noite, com tochas de fogo nas mãos de quem acompanhava o corpo até à Basília da Estrela. O rei e a corte seguiam em coches com os nobres atrás, a cavalo. Estavam todos cobertos de capas e chapéus negros.

Já dentro da Basília da Estrela, a tampa foi retirada ao caixão. Cadáver há 6 anos, sem ter sido embalsamado, mantinha as ervas aromáticas e resinas colocadas por altura do primeiro enterro, no Rio de Janeiro. Uma vez aberto, o cheiro espalhou-se pelo interior da igreja, impressionando todos os presentes ao ponto de uma das netas da rainha ter desmaiado 2 vezes. Sem conseguir recompor-se, foi conduzida para fora da igreja.


As roupas estavam desfeitas e foi necessário voltar a trajar a rainha morta com um vestido preto, touca e luvas, meias e sapatos e ainda as ordens de S. Tiago, Cristo e Avis de novo sobre o peito.


Durante 2 dias, o corpo ficou exposto na igreja, velado por guarda de honra, enquanto os nobres e os fidalgos vinham ao beija-mão, como era tradição. Até que, finalmente, o corpo foi entregue à responsável do mosteiro.


Depois foi cerrado o seu sumptuoso túmulo de mármore, ricamente ornamentado, posicionado ao lado do túmulo do seu primeiro confessor, tal como tinha ordenado muitos anos antes, ainda lúcida e governante, para aí repousar na capela-mor da Basília da Estrela.



D. Maria I foi a primeira soberana desta dinastia que não se juntou aos mortos da Casa Real de Bragança, em São Vicente de Fora.

Depois de 26 anos de demência e de 2 funerais, a primeira mulher a mandar em Portugal sossegou finalmente, na Basílica da Estrela, em Lisboa.


  • Partilha:

Artigos Recomendados
Filipa Martins faz história no...Filipa Martins faz história nos mundiais de ginástica artísticaA ATLETA CONQUISTOU O MELHOR RESULTADO DE SEMPRE DA GINÁSTICA ARTÍSTICA PORTUGUESA NOS MUNDIAIS DA MODALIDADEmaisCelebridades solidárias com Al...Celebridades solidárias com Alec Baldwin que já reagiu ao sucedidoFORAM MUITOS OS FAMOSOS QUE DEIXARAM UMA MENSAGEM SOLIDÁRIA AO ATOR. ESTE TAMBÉM JÁ SE MANIFESTOU SOBRE O TRÁGICO ACIDENTEmaisTodas as receitas que podes fa...Todas as receitas que podes fazer com abóborasA ABÓBORA É A ESTRELA DO DIA E HÁ TANTAS RECEITAS QUE PODES FAZERmaisQual é para ti a maior banda p...Qual é para ti a maior banda pop portuguesa de todos os tempos?A PRIMEIRA FASE DA VOTAÇÃO TERMINOU DIA 25 DE NOVEMBRO COM O SEGUNDO "RFM SUMEET", EM DIRETO NO FACEBOOK E YOUTUBE DA RFM FOI MAIS UMA CONVERSA CHEIA DE HISTÓRIAS COM TOZÉ BRITO, MIGUEL CRISTOVINHO, RUI PREGAL DA CUNHAmaisAtor de "Squid Game" alcança e...Ator de "Squid Game" alcança estrelato aos 77 anos e diz que "ser famoso é difícil"O YEONG-SU RECEBE TODOS OS DIAS MILHARES DE MENSAGENS E CHAMADASmaisMadeira, Açores e Algarve impr...Madeira, Açores e Algarve impressionam e conquistam "óscares" do turismoA ILHA DA MADEIRA, DOS AÇORES E O ALGARVE DESTACARAM-SE NOS PRÉMIOS WORLD TRAVEL AWARDS EUROPE 2021maisRicardo Carriço anda de cadeir...Ricardo Carriço anda de cadeira de rodas por Lisboa e revolta-se com falta de acessibilidadesRICARDO CARRIÇO FOI CONVIDADO A ANDAR POR LISBOA DE CADEIRA DE RODAS PARA PERCEBER OS DESAFIOS QUE TODOS OS DIAS OS DEFICIENTES MOTORES ENFRENTAMmaisÁgua de alface para dormir mel...Água de alface para dormir melhor? É a nova tendência do TikTokPODERÁ A ÁGUA DE ALFACE AJUDAR A DORMIR MELHOR? ESPECIALISTAS EXPLICAMmaisCantora espanhola salva filho ...Cantora espanhola salva filho de 5 anos de ataque de pumaA CRIANÇA FICOU COM VÁRIAS FERIDAS NOS BRAÇOS E NAS COSTAS E FOI SUBMETIDA A UMA CIRURGIA PLÁSTICA NA REGIÃO DO QUEIXO E PESCOÇOmais
Subscreve a newsletter RFM
Ao inserires o teu email concordas com os nossos Termos de Utilização e Política de Privacidade.
Top