RFM - Só Grandes Músicas

Boreout: o oposto do burnout é a nova doença dos dias de hoje

BOREOUT É MUITO MAIS DO QUE FICAR ENTEDIADO NO TRABALHO E TRAZ CONSEQUÊNCIAS PARA A SAÚDE

Jéssica Santos


Já todos ouvimos falar de burnout, um termo inglês que significa “queimar até à exaustão” e é também conhecido como stress profissional extremo. Agora, surge um novo termo, boreout, que significa síndrome de tédio no trabalho. Hoje no Dia do Tédio, 25 de novembro, falamos sobre o que é boreout, um fenómeno ainda pouco conhecido e que é muito mais do que estar entediado.


Enquanto o burnout está associado a longas horas de trabalho, falta de equilíbrio entre vida pessoal e profissional e a glamourização do excesso de trabalho, o boreout ocorre quando estamos entediados com o nosso trabalho ao ponto de o considerar sem sentido e valor.

E apesar de ainda não se falar muito sobre esta síndrome, que afeta milhares de pessoas, ficar entediado no trabalho pode ter consequências prejudiciais à saúde.
A melhor palavra para resumir boreout é, segundo Lotta Harju, professora assistente de comportamento organizacional, tédio crónico.



Há vários fatores que podem originar boreout: um ambiente de trabalho pouco desafiante e monótono, um trabalho muito burocrático, pouca convivência com outras pessoas.


Os especialistas explicam que estar entediado, ocasionalmente, no trabalho é normal, mas ficar entediado por dias a fio já é sinal de que algo não está bem. Lidar com o cansaço pode ser complicado, porque geralmente quando o reconheces já estás num estado forte de exaustão.

“Boreout é diferente de burnout no sentido em que as pessoas entediados raramente entram em colapso por exaustão. As pessoas entediadas podem estar presentes fisicamente, mas não em espírito”, diz Harju à BBC.

Boreout vai muito para além de preguiça e falta de profissionalismo. Ainda é uma síndrome pouco reconhecida no ambiente de trabalho. A primeira mudança começa por aí: na forma como se pensa sobre o bem-estar do funcionário em termos de stress e esgotamento. Boreout não é apenas uma questão individual.

A solução mais óbvia seria mudar de trabalho, só que não é a mais fácil. A primeira mudança pode começar dentro do próprio local de trabalho. Falar com o teu diretor, pedir outro tipo de tarefas, mudar de cargo. E procurar ajuda de um profissional para lidar com esta síndrome é também uma mais valia para não te sentires tão perdido neste processo.

O primeiro passo passa por falarmos sobre o que é boreout, quais os sintomas e o que pode ser feito para melhorar este fenómeno que é muito mais do que ser preguiçoso e que tanto pode afetar a vida pessoal e profissional das pessoas.

  • Partilha:

Artigos Recomendados
As 6 árvores de Natal mais ins...As 6 árvores de Natal mais insólitas do mundoCOM O NATAL A APROXIMAR-SE, EXISTEM VÁRIAS ÁRVORES ESPALHADAS POR TODO O MUNDO QUE IMPRESSIONAM PELA SUA ORIGINALIDADEmaisDia 25 de novembro é Natal, na...Dia 25 de novembro é Natal, na RFM!FALTA UM MÊS PARA O NATAL E A RFM VAI DAR-TE UM DIA INTEIRO DE MÚSICAS DE NATAL E SIM VAI LÁ ESTAR MARIAH CAREYmaisComic Con Portugal está de vol...Comic Con Portugal está de volta em dezembro com a RFMDEPOIS DE O EVENTO PRESENCIAL TER SIDO INTERROMPIDO PELA PANDEMIA, A COMIC CON PORTUGAL REGRESSA AO VIVO E A CORESmais25 de novembro de 1975: o dia ...25 de novembro de 1975: o dia em que Portugal esteve quase à beira de uma guerra civilMENOS DE 2 ANOS DEPOIS DA REVOLUÇÃO DE 25 DE ABRIL, O PAÍS ESTAVA A BRAÇOS COM OUTRA MOVIMENTAÇÃO MILITAR: O 25 DE NOVEMBRO DE 1975maisSe te estás a sentir em baixo,...Se te estás a sentir em baixo, estas fotografias vão animar o teu dia!DESDE PESSOAS QUE SUPERARAM UM CANCRO A ABRAÇOS EMOCIONANTES COM ANIMAIS, ESTAS FOTOGRAFIAS SÃO HISTÓRIAS FELIZES E VÃO ANIMAR O TEU DIAmaisE vão 17 subsídios já atribuídosE vão 17 subsídios já atribuídosA RFM atribuiu subsídios no valor de 1.500€. Subsídio - mais uma medida RFM para animar os portugueses aprovada pelo Banco CredibommaisMãe obcecada pelo Natal torna-...Mãe obcecada pelo Natal torna-se viral, depois de a filha partilhar vídeo com três árvores montadasTRÊS ÁRVORES DE NATAL, GRINALDAS NAS JANELAS E NOS TETOS DA CASA, ALMOFADAS E MEIAS NATALÍCIAS NOS PÉS DAS CADEIRAS DECORAM A CASA DESTA SUPER FÃ DO NATALmaisEstes são os presentes que os ...Estes são os presentes que os portugueses mais querem receber no NatalSÃO PRESENTES SIMPLES E FÁCEIS DE ENCONTRARmaisAs 10 músicas de Natal mais po...As 10 músicas de Natal mais populares de sempreESTAS SÃO AS 10 MÚSICAS DE NATAL MAIS CONHECIDAS DE TODOS OS TEMPOSmais
Subscreve a newsletter RFM
Ao inserires o teu email concordas com os nossos Termos de Utilização e Política de Privacidade.
Top