RFM - Só Grandes Músicas

Já foste alvo de insultos online? Neste país, quem os faz pode ter de pagar uma multa de 2 mil euros

UMA MULTA E PRISÃO DE ATÉ UM ANO É AQUILO QUE QUEM INSULTAR OU ASSEDIAR ALGUÉM ONLINE PODE ENFRENTAR, NO JAPÃO

Madalena Costa


As redes sociais tardaram em chegar, mas depressa conquistaram milhões de pessoas em todo o mundo.


Se, há uns tempos, o Facebook servia para encontrares e falares com amigos que já não vias há anos e o Instagram era um álbum de fotografias, onde os filtros vintage dominavam, atualmente, a realidade é outra.


Para muitos utilizadores, as suas contas nas redes sociais servem para comentar, criticar, atacar e insultar o que quer que seja, sem pensar em quem está do outro lado do ecrã.


Para combater o cyberbullying, que aumentou a olhos vistos, sobretudo, durante a pandemia, o parlamento japonês tomou uma decisão.


Após a morte de uma lutadora japonesa de 22 anos, que recebeu milhares de comentários negativos, o executivo prometeu que iria encontrar soluções legais para proteger as vítimas de cyberbullying. E, passados dois anos, a promessa deixou de ser apenas uma promessa e passou a ser a realidade.


O Japão aprovou, na passada segunda-feira, uma nova lei que pune quem insulta ou assedia alguém online. Quer isto dizer que as pessoas que insultem outras podem vir a enfrentar uma pena de até um ano de prisão ou o pagamento de uma multa de 30 mil ienes (cerca de dois mil euros).



Apesar de o objetivo desta medida, que entra em vigor no verão, é reduzir os casos de cyberbullying no Japão e colocar um travão na agressividade nas redes sociais, há quem se mostre contra. Isto porque alguns opositores afirmam que a nova lei pode ser um entrave à liberdade de expressão.


E, por isso, a lei foi aprovada com a condição de que, no prazo máximo de três anos, tem de ser reavaliada para perceber as suas consequências diretas.


Antes que entre em vigor, falta, de acordo com a advogada japonesa Seiho Cho, perceber aquilo que a lei reconhece como um insulto. Para a advogada, citada pelo jornal "Público", "faltam as directrizes que digam o que se caracteriza como insulto" porque "por exemplo, neste momento, se alguém chamar idiota ao líder do Japão, isso pode ser considerado um insulto à luz da nova lei".


  • Partilha:

Artigos Recomendados
Está desvendado mais um barulh...Está desvendado mais um barulho! Desta vez era mesmo o de um furador"QUE BARULHO É ESTE, NA RFM?" LIGA QUANDO TE AVISAMOS, ACERTA NO BARULHO E GANHA!maisEsta é a língua mais feliz do ...Esta é a língua mais feliz do mundo (e não, não é a portuguesa)UM ESTUDO FEZ UMA LISTA SOBRE AS LÍNGUAS MAIS FELIZES DO MUNDO. NÓS, PORTUGUESES, PODEMOS RESPIRAR DE ALÍVIOmaisO momento mais intenso do conc...O momento mais intenso do concerto de David Carreira no Rock in Rio foi...DAVID CARREIRA SUBIU PELA PRIMEIRA VEZ AO PALCO MUNDO DO ROCK IN RIO PARA ABRIR O FESTIVAL DIA 19 DE JUNHO. NO FINAL, DAVID CONTOU TUDO À RFMmaisThe Black Eyed Peas terminam e...The Black Eyed Peas terminam em grande o segundo dia do Rock in Rio LisboaÚLTIMO DIA DO ROCK IN RIO LISBOA 2022 COM A RFMmaisRock in Rio Lisboa é o primeir...Rock in Rio Lisboa é o primeiro festival em Portugal a ter língua gestualROCK IN RIO LISBOA FOI O PRIMEIRO FESTIVAL DE SEMPRE EM PORTUGAL A TER UM INTÉRPRETE DE LÍNGUA GESTUAL NOS CONCERTOSmaisEduardo Madeira defende Marcel...Eduardo Madeira defende Marcelo Rebelo de Sousa, após fotografia viral a beijar barriga de grávidaO BEIJO DE MARCELO REBELO DE SOUSA A UMA BARRIGA DE GRÁVIDA TORNOU-SE VIRAL E DIVIDIU OPINIÕESmaisBárbara Tinoco: "Este foi o co...Bárbara Tinoco: "Este foi o concerto mais especial da minha vida"BÁRBARA TINOCO DEU O PRIMEIRO CONCERTO NO ROCK IN RIO LISBOA, ESTE DOMINGOmaisEste gato foi dar um passeio à...Este gato foi dar um passeio à praia e a sua reação é hilarianteESTE GATO NÃO É DE ÁGUA QUE NÃO GOSTA, QUANDO VAI À PRAIAmaisSimone de Oliveira surpreende ...Simone de Oliveira surpreende e emociona Rock in Rio Lisboa com apelo à pazFORAM PALAVRAS DE UNIÃO, DE PAZ E DE SOLIDARIEDADE AS QUE SIMONE DIRIGIU AO PÚBLICO DO ROCK IN RIO LISBOA 2022mais
Subscreve a newsletter RFM
Ao inserires o teu email concordas com os nossos Termos de Utilização e Política de Privacidade.
Top