RFM - Só Grandes Músicas

Azul é provavelmente a tua cor preferida e esta é a razão

O AZUL É A TUA COR PREFERIDA?

Jéssica Santos


Se calhar não sabes ou não tens essa perceção, mas o azul é, provavelmente, a tua cor preferida e a ciência tem uma explicação para isso.

Um pouco por todo o mundo, a maioria das pessoas tende a selecionar o azul como a sua cor favorita, segundo mostram alguns estudos feitos até agora. A BBC debruçou-se sobre o assunto e não só confirmou que, sim, azul é a cor preferida da maioria das pessoas como as nossas perceções de cor são moldadas pelas nossas experiências.


As investigadoras Lauren Labrecque e Karen Schloss, da Universidade de Wisconsin, explicam que a nossa preferência pelo azul é antiga e que começamos a dar significado às cores à medida que envelhecemos. "Isso explica por que pessoas diferentes têm preferências diferentes pela mesma cor e por que a sua preferência por uma determinada cor pode mudar com o tempo", diz Schloss à BBC.


Quando somos mais novos, por exemplo, a probabilidade de gostarmos de cores brilhantes é maior. À medida que envelhecemos, é mais provável que a nossa preferência vá para tons mais escuros.



Ao atribuirmos significado a cada cor, devido às nossas vivências e histórias, criamos razões para achar um tom repelente ou atraente.

Então, porque é que o azul domina a lista de cores preferidas? Os primeiros estudos de cores feitos no século XIX mostram que o azul é universalmente a cor preferida devido, em grande parte, ao nosso gosto pelo azul que há na natureza. O mar ou o céu azul são, muitas vezes, o cenário de boas memórias. Daí ligarmos essas experiências positivas à nossa cor preferida. E, neste caso, ao azul.


  • Partilha:

Artigos Recomendados
The Black Eyed Peas terminam e...The Black Eyed Peas terminam em grande o segundo dia do Rock in Rio LisboaÚLTIMO DIA DO ROCK IN RIO LISBOA 2022 COM A RFMmaisEstá desvendado mais um barulh...Está desvendado mais um barulho! Desta vez era mesmo o de um furador"QUE BARULHO É ESTE, NA RFM?" LIGA QUANDO TE AVISAMOS, ACERTA NO BARULHO E GANHA!maisJá foste alvo de insultos onli...Já foste alvo de insultos online? Neste país, quem os faz pode ter de pagar uma multa de 2 mil eurosUMA MULTA E PRISÃO DE ATÉ UM ANO É AQUILO QUE QUEM INSULTAR OU ASSEDIAR ALGUÉM ONLINE PODE ENFRENTAR, NO JAPÃOmaisEsta é a língua mais feliz do ...Esta é a língua mais feliz do mundo (e não, não é a portuguesa)UM ESTUDO FEZ UMA LISTA SOBRE AS LÍNGUAS MAIS FELIZES DO MUNDO. NÓS, PORTUGUESES, PODEMOS RESPIRAR DE ALÍVIOmaisO momento mais intenso do conc...O momento mais intenso do concerto de David Carreira no Rock in Rio foi...DAVID CARREIRA SUBIU PELA PRIMEIRA VEZ AO PALCO MUNDO DO ROCK IN RIO PARA ABRIR O FESTIVAL DIA 19 DE JUNHO. NO FINAL, DAVID CONTOU TUDO À RFMmaisAs noites das grandes músicas ...As noites das grandes músicas da RFM estão de volta ao Monsantos Open AirAS NOITES NO MONSANTOS OPEN AIR ESTÃO DE VOLTA COM A RFMmaisNoble, o “Sam Smith português"...Noble, o “Sam Smith português", vai estrear-se em Lisboa e a RFM tem convites super vip para tiNOBLE ATUOU DIA 25 DE JUNHO, NO TIVOLI BBVA, EM LISBOA E CANTOU COM AS 5 VENCEDORAS RFMmaisEduardo Madeira defende Marcel...Eduardo Madeira defende Marcelo Rebelo de Sousa, após fotografia viral a beijar barriga de grávidaO BEIJO DE MARCELO REBELO DE SOUSA A UMA BARRIGA DE GRÁVIDA TORNOU-SE VIRAL E DIVIDIU OPINIÕESmaisBárbara Tinoco: "Este foi o co...Bárbara Tinoco: "Este foi o concerto mais especial da minha vida"BÁRBARA TINOCO DEU O PRIMEIRO CONCERTO NO ROCK IN RIO LISBOA, ESTE DOMINGOmais
Subscreve a newsletter RFM
Ao inserires o teu email concordas com os nossos Termos de Utilização e Política de Privacidade.
Top