RFM - Só Grandes Músicas

Cães podem reconhecer um mentiroso e a ciência prova-o

CUIDADO, MENTIR AO PÉ DE CÃES PODE SER ALGO UM POUCO ARRISCADO

Jéssica Santos


Os cães estão sempre a surpreender! Não basta serem o melhor amigo do homem, terem, por vezes, gestos que emocionam qualquer pessoa, como ainda têm a capacidade de reconhecer um mentiroso. Pelo menos, é o que a ciência diz.

Será que conseguem farejar a verdade? Ou, neste caso, a ausência dela? Um grupo de investigadores da Universidade de Kyoto, no Japão, fez um estudo que revela que os cães sabem reconhecer quando alguém está a mentir.

Este estudo teve três frases e contou com 260 cães voluntários de várias raças. Na primeira fase, um grupo de pessoas indicava ao cão uma taça com comida. Na segunda fase, outros participantes apontavam para uma taça vazia. E, na última fase, o mesmo grupo, que tinha mentido aos cães e apontado para a taça vazia, apontava novamente para uma taça, mas desta vez com comida. A resposta dos cães acabou por surpreender os investigadores. Ao saberem que anteriormente esse mesmo grupo os tinham enganado, os cães não responderam ao pedido.


O responsável pela pesquisa, o investigador Akiko Takaoka, explica no estudo que os cães utilizaram esta experiência para avaliar se as pessoas eram confiáveis ou não.



Por outras palavras, se mentires ao teu cão, ele saberá que a tua palavra não é boa e se comportará de acordo com isso. "Os cães têm inteligência social mais sofisticada do que aquilo que pensamos. Essa inteligência social evoluiu seletivamente na sua longa história de vida com os humanos", disse Takaoka, que também ficou surpreendido com o facto de os cães serem rápidos a responder quando "desvalorizaram a credibilidade do grupo que lhes mentiu".


Já John Bradshaw, da Universidade de Bristol, no Reino Unido, dá uma outra perspetiva. O investigador refere que os resultados indicam que os cães preferem a previsibilidade e que, quando os gestos são inconsistentes, os cães tendem a ficar nervosos e stressados.

O melhor é mesmo não arriscares e não traires a confiança do teu cão.


  • Partilha:

Artigos Recomendados
Júlia Pinheiro estreia-se no c...Júlia Pinheiro estreia-se no cinema e surge irreconhecívelA APRESENTADORA DA SIC ACEITOU O CONVITE PARA FAZER PARTE DO FILME "CURRAL DE MOINAS - OS BANQUEIROS DO POVO"maisVê aqui os palpites errados pa...Vê aqui os palpites errados para o barulho em jogoVEM AÍ UM BARULHO NOVO. É DESTA QUE ACERTAS?maisCasamento de Bruno de Carvalho...Casamento de Bruno de Carvalho vai ser transmitido na TVI e é Cristina Ferreira quem vai apresentarBRUNO DE CARVALHO E LILIANA ALMEIDA VÃO CASAR E O ENLACE VAI SER GRAVADO E TRANSMITIDO PELA TVImaisPolícia salva cão que estava d...Polícia salva cão que estava dentro de um carro num dia de calor extremoAS AUTORIDADES FORAM ALERTADAS PARA UM CÃO QUE ESTAVA OFEGANTE, DENTRO DE UM CARRO, NUM DIA DE CALOR EXTREMOmaisPela primeira vez, Sara Matos ...Pela primeira vez, Sara Matos e Cláudia Vieira posam juntas em fotografiaAS DUAS ATRIZES ESTIVERAM NA "FESTA DE VERÃO SIC" E POSARAM JUNTAS PARA A LENTE DOS FOTÓGRAFOSmaisNeste restaurante, voltam as c...Neste restaurante, voltam as conversas à mesa e os telemóveis não são permitidosESTE RESTAURANTE QUER RECUPERAR OS BONS VELHOS TEMPOS À MESA E, POR ISSO, NÃO É PERMITIDO A ENTRADA DE TELEMÓVEISmaisCarlão revelou qual foi a prim...Carlão revelou qual foi a primeira paixão de infância e o Wi-Fi da Manhã explodiu a rirCARLÃO ESTEVE À CONVERSA COM O WI-FI DA MANHÃ, ONDE FEZ UMA CONFISSÃO QUE DEIXOU O ESTÚDIO DA RFM A RIRmaisFiguras públicas reagem à mort...Figuras públicas reagem à morte de Fernando Chalana, o "Pequeno Genial"O EX-FUTEBOLISTA FERNANDO CHALANA MORREU ESTA QUARTA-FEIRA, AOS 63 ANOSmaisO festival Sol da Caparica est...O festival Sol da Caparica está quase aí e já se sabem os horários das atuaçõesO SOL VAI VOLTAR A BRILHAR NA CAPARICA! O FESTIVAL ESTÁ A CHEGAR E, ESTE ANO, CONTA COM MAIS UM DIAmais
Subscreve a newsletter RFM
Ao inserires o teu email concordas com os nossos Termos de Utilização e Política de Privacidade.
Top