RFM - Só Grandes Músicas

Estudo descobre que as baratas estão cada vez mais resistentes

PREPARA-TE PORQUE AS BARATAS NÃO NOS VÃO DAR TRÉGUAS

Jéssica Santos


São o verdadeiro pesadelo para muitas pessoas. Quem solta um grito por cada vez que vê uma barata que ponha o dedo no ar. E a notícia que te trazemos hoje não é a mais animadora.

Um estudo, realizado pela Universidade de Purdue, em Indiana, Estados Unidos, e publicado na Scientific Reports, revela que as baratas estão cada vez mais resistentes aos inseticidas.

Este é um inseto conhecido por ser já bastante resistente - já existia no tempo dos dinossauros, segundo este site - e parece que os tempos que correm não alteraram em nada essa força. Pelo contrário.


Neste estudo foi analisada a espécie barata-alemã, muito comum nas áreas urbanas e rurais, e concluiu-se que as baratas podem desenvolver resistência cruzada aos inseticidas. E isto pode, inclusivamente, acontecer mesmo quando os venenos são novos e nunca antes expostos às baratas.

O líder do estudo, Michael Scharf, afirma que a resistência em baratas aumenta numa média de quatro a seis vezes mais numa única geração.



Os investigadores testaram três inseticidas – abamectina, ácido bórico e tiametoxam – em vários apartamentos infestados de baratas em Indiana e Illinois, durante seis meses. Num primeiro tratamento, três inseticidas diferentes foram alternados a cada mês durante três meses e depois repetidos. Num segundo, usaram dois inseticidas de classes diferentes por seis meses. Num terceiro tratamento, escolheram um inseticida ao qual as baratas tinham baixa resistência inicial.


Independentemente dos diferentes inseticidas usados, os investigadores não conseguiram reduzir o tamanho da população de baratas. No tratamento com inseticida único, as populações cresceram cerca de 10% à medida que os indivíduos começaram a desenvolver resistência. Mesmo com os dois tratamentos com inseticidas, as populações de baratas dispararam. No tratamento com recurso a três inseticidas, os investigadores conseguiram manter o número de baratas, mas não reduzi-lo.


O que este estudo não traz é uma solução para já. Apenas o aviso de que se calhar o inseticida não é eficaz e que o melhor é recorreres a outros métodos. Por exemplo, tapa todas as válvulas do lava loiça ou lavatório e bidé da casa de banho para impedir a sua presença.


  • Partilha:

Artigos Recomendados
Rihanna está de volta! A artis...Rihanna está de volta! A artista vai atuar no Super Bowl 2023ESTÁ CONFIRMADO QUE RIHANNA VAI VOLTAR A ATUAR EM PÚBLICO PASSADOS 4 ANOS, NO SUPER BOWL EM 2023maisViciado em "The Crown"? A 5.ª ...Viciado em "The Crown"? A 5.ª temporada está quase aíOS FÃS DA SÉRIE JÁ HÁ MUITO QUE AGUARDAVAM A DATA DA 5.ª TEMPORADA E FOI, FINALMENTE, ANUNCIADAmaisAí está um novo barulho! Vê aq...Aí está um novo barulho! Vê aqui os palpites erradosmaisEspanha dá apoio de 250 euros ...Espanha dá apoio de 250 euros a jovens para poderem arrendar casaOS JOVENS QUE QUEIRAM ARRENDAR CASA OU QUARTO EM MADRID VÃO TER UMA AJUDA EXTRA, TODOS OS MESES, DURANTE DOIS ANOSmaisCláudio Ramos indigna-se e afi...Cláudio Ramos indigna-se e afirma: "Os cães não são filhos"DURANTE O PROGRAMA "DOIS ÀS 10", O APRESENTADOR PARTILHOU A SUA OPINIÃO SOBRE QUEM TRATA OS SEUS CÃES COMO FILHOSmaisFisioterapeuta do Benfica assi...Fisioterapeuta do Benfica assiste jogador do Sporting e recebe cartão brancoNEM SÓ DE GOLOS, REMATES E FINTAS VIVE O FUTSAL. O FAIR-PLAY TAMBÉM TEM ESPAÇO DENTRO DAS QUATRO LINHAS E ESTE MOMENTO É A PROVA DISSOmaisEste foi o último filme de Fil...Este foi o último filme de Filipe Duarte, o ator de 46 anos que nos deixou em 2020FILIPE DUARTE, UM DOS MAIS TALENTOSOS ATORES PORTUGUESES, DEIXOU-NOS SUBITAMENTE EM 2020. “ NADA NUNCA ACONTECEU“ QUE AGORA CHEGA AOS CINEMAS, FOI O SEU ÚLTIMO FILMEmaisHoje, vai ser possível ver vár...Hoje, vai ser possível ver várias luas no céuJÚPITER VAI ESTAR TÃO PRÓXIMO DA TERRA QUE O PRÓPRIO PLANETA E QUATRO DAS SUAS LUAS PODEM SER VISÍVEISmaisO maior jogo de futebol solidá...O maior jogo de futebol solidário português aconteceu no estádio do Restelo"JOGA PELAS CRIANÇAS" É UM JOGO DE FUTEBOL SOLIDÁRIO EM QUE AS RECEITAS REVERTEM A FAVOR DA CRUZ VERMELHA PORTUGUESAmais
Subscreve a newsletter RFM
Ao inserires o teu email concordas com os nossos Termos de Utilização e Política de Privacidade.
Top