Esta é a aldeia habitada mais fria do mundo

É O LOCAL PERMANENTEMENTE HABITADO MAIS FRIO DE TODO O MUNDO

Ana Margarida Oliveira


O inverno chega hoje às 15:59 e, por isso mesmo, impõe-se falar deste sítio, hoje! Até porque se achamos que está frio, veja-se o que se passa neste local!

Esta terra ganhou fama mundial porque é o local, permanentemente habitado, mais frio do mundo inteiro.


Chama-se Oymyakon e fica na Sibéria.



Como é que é possível viver aqui? É o que todos perguntam!

E, de facto, é inacreditável como se consegue viver num sítio que é mais frio do que o nosso congelador!?

As temperaturas podem chegar, no inverno, 50 graus negativos ou menos até! A água congela nos canos, o gasóleo nos depósitos dos carros também e quando se atira ao ar a água de um copo acontece literalmente isto:



Mas há mais coisas que simplesmente congelam automaticamente!

As barbas, as lágrimas, o papel higiénico e a água das retretes, por exemplo. Aliás, os cerca de 600 a 700 habitantes de Oymyakon têm umas casotas de madeira, construídas no exterior das casas, com buracos profundos, que lhes servem de casas de banho. Tudo congela no ato. Só assim, nestas casotas, é possível ir à casa de banho, ainda que rapidamente.



O ar fora de casa é irrespirável e as crianças só podem brincar no máximo até 20 minutos na rua, porque a atmosfera é demasiado fria para os pulmões. Têm de andar todos, crianças e adultos, com a boca tapada. Quando as temperaturas baixam para menos de 49 graus, as crianças não podem ir nem à escola nem brincar na rua.



A temperatura baixa a partir de outubro, quando estão ainda uns amenos 20 graus negativos, e não pára de baixar, ultrapassando em muitos dias e noites, os 50 graus negativos, durante cerca de 5 meses. Os dias são naturalmente muito curtos, neste período, e quando as temperaturas rondam "apenas" os 40 graus negativos, sai tudo para a rua, por considerar que o dia, para inverno, está até muito agradável.



Estas temperaturas tão baixas congelam de tal forma o ar que é expressamente proibido sobrevoar estes céus por estar nevoeiro permanentemente. Desta forma, não há aviões a chegar e a aterrar a Oymyakon.

Os habitantes da aldeia mais fria do planeta vivem dos minérios da zona, do gado e da pesca. Têm de manter o gado aquecido nos seus currais e redis. Quanto à pesca (a aldeia é perto do rio Indigirka), quando é feita no inverno, congela assim que sai do rio. Vai da água diretamente para o congelador "natural".



As casas são aquecidas a partir de uma central térmica que funciona a carvão, dia e noite, sem parar.

Oymyakon significa, paradoxalmente, “água não congelada”, por causa de uma zona de águas termais, localizada a alguns quilómetros da aldeia.

A cidade mais próxima é a mais de 900 quilómetros e é Yakutsk, o que quer dizer que Oymyakon tem de ser autossuficiente. E é, uma vez que tem ginásios, museus, lojas, cafés, clubes, biblioteca e farmácia. Têm tudo o que precisam!



Quer se acredite ou não, Oymyakon recebe cerca de 400 turistas por ano. Agora, a pergunta que se faz é: como é que se viaja até lá, já que os aviões estão proibidos de sobrevoar a zona?

Fica a leste da Sibéria, como podes ver no mapa em cima, num lugar ermo, despovoado, isolado e gelado, o que quer dizer que só de carro ou de camião é que lá se chega e são dias e dias de estrada pela frente com o combustível a gelar no depósito, durante a viagem.



Se um dia quiseres ir até Oymyakon, planeia muito bem a tua viagem e sobretudo agasalha-te!!



E tu, qual foi a temperatura mais baixa que apanhaste na tua vida?



  • Partilha:

Artigos Recomendados
Esta mulher tem a maior coleçã...Esta mulher tem a maior coleção de bolas de Natal do mundoUMA MULHER GALESA COLECIONOU MAIS DE 1700 PEÇAS DESDE 1999 E ENTROU AGORA NO GUINNESS WORLD RECORDSmaisNa Coreia do Norte é proibido ...Na Coreia do Norte é proibido rir, beber álcool ou divertir durante 11 diasO PAÍS ESTÁ A CUMPRIR UMA SEMANA DE LUTOmaisOuvintes inspiram-se no vídeo ...Ouvintes inspiram-se no vídeo de Natal da RFM e mostram a sua Task ForceINSPIRA-TE NO VÍDEO DE NATAL DA RFM E MOSTRA-NOS FOTOS E VÍDEOS DA TUA TASK FORCEmaisEmpresário português dá 175 ca...Empresário português dá 175 cabazes de natal a famílias carenciadas e aos bombeirosA EMPRESA VIZELPAS E A CÂMARA MUNICIPAL DE VIZELA JUNTARAM-SE PARA TORNAR O NATAL DE ALGUMAS FAMÍLIAS MAIS ACONCHEGANTEmaisEsta é a reação entusiasmada d...Esta é a reação entusiasmada dos filhos de Cristiano Ronaldo ao saber o género dos irmãosFOI ATRAVÉS DE UM VÍDEO QUE CRISTIANO RONALDO E GEORGINA RODRÍGUEZ ANUNCIARAM O GÉNERO DOS GÉMEOSmaisFestival Eurovisão da Canção J...Festival Eurovisão da Canção Júnior: Portugal conquista a melhor pontuação de sempreSIMÃO OLIVEIRA, VENCEDOR DO "THE VOICE KIDS", FOI O ESCOLHIDO PARA REPRESENTAR PORTUGAL NO FESTIVAL EUROVISÃO DA CANÇÃO JÚNIORmaisNeemias Queta torna-se oficial...Neemias Queta torna-se oficialmente no primeiro português a jogar na NBANEEMIAS QUETA TEM APENAS 22 ANOS E JÁ É UM NOME A JOGAR PELA NBAmaisFestas do Povo de Campo Maior ...Festas do Povo de Campo Maior são reconhecidas internacionalmente pela UNESCOA VILA ALENTEJANA VIU A SUA TRADIÇÃO CENTENÁRIA SER RECONHECIDA PELA UNESCO COMO PATRIMÓNIO IMATERIAL DA HUMANIDADEmais17 mil litros: é esta a quanti...17 mil litros: é esta a quantidade de água necessária para produzir um quilo de chocolateO GRÃO DE CACAU PRECISA DE MAIS ÁGUA PARA CRESCER COMPARADO COM OUTRAS PLANTASmais
Top