RFM - Só Grandes Músicas

1 de dezembro, a história de um feriado que mete espanhóis

EM DIA DA RESTAURAÇÃO DA INDEPENDÊNCIA, IMPORTA PERCEBER, AFINAL, SE "FOMOS OU NÃO FOMOS ESPANHÓIS" DURANTE 60 ANOS


Passámos aos oitavos-de-final no mundial 2022, é certo, e a nossa portugalidade está ao rubro também por isto.


Acontece que dia 1 de dezembro é indubitavelmente aquele dia em que nos inflamam os corações lusitanos e regozijamos de pátria e de Portugal ao ponto de nos apetecer dizer “às armas às armas”, durante todo o dia.


Isto porque, no dia 1 de dezembro de 1640, restaurámos a nossa independência, já que desde 1580, por uns longos 60 anos, três reis espanhóis reinaram no nosso país, após a morte de D. Sebastião, na Batalha de Alcácer-Quibir, sem deixar descendência direta.


Sucede, porém, que parece que não fomos espanhóis durante os ditos 60 anos.

Afinal, foi uma única monarquia, mas duas coroas distintas! A coroa portuguesa e a coroa espanhola.

Portugal manteve a sua própria língua, os costumes, um grande conjunto de entidades e leis próprias e também um exército português.


Até os reis se chamaram, diferentemente, Filipe I de Portugal e II de Espanha, Filipe II de Portugal e III de Espanha e Filipe III de Portugal e IV de Espanha.

Dito isto, vamos esmiuçar a coisa!




Filipe II de Espanha era neto do nosso rei D. Manuel I e tinha todo o direito ao trono português, porque com a morte de D. Sebastião, Filipe II era o descendente direto. Corria-lhe sangue português nas veias e gostava de Portugal. Chegou mesmo a dizer «quem não conhece Lisboa, não viu coisa boa» e quando veio à cidade, fê-lo com a pompa e a circunstância que a capital de um grande império exigia e merecia.

Lisboa era, nesta altura, uma espécie de Roma, no centro do mundo. Era uma cidade agitada, onde chegava tudo de todo o lado, do vastíssimo império que tínhamos criado, conquistado e divulgado.


Filipe II percebeu rapidamente que lhe seria impossível mandar e controlar Portugal se não tivesse o apoio dos nobres. E foi exatamente isso que fez. Do lado dos portugueses, havia também interesse nisto.


Então, nas cortes de Tomar, de 1581, a nobreza e o clero portugueses conseguiram o estatuto especial para Portugal: o de reino com um governo diferente dos governos dos reinos conquistados.


Foi, assim, neste Pacto de Tomar, acordada a autonomia de Portugal dentro da monarquia hispânica! Da nobreza e do clero saiu um conselho de governadores exclusivamente composto por portugueses para governar Portugal.



Portugal manteve, desta forma, uma grande autonomia em relação a Espanha , durante estes 60 anos.


Só quando Filipe III de Portugal, IV de Espanha, quis impor uma verdadeira e real união ibérica, é que os portugueses começaram a demonstrar um grande desconforto.

Nesta altura, os nobres portugueses, que efetivamente governavam o nosso país, iniciaram o que veio a ser, no dia 1 de dezembro de 1640, a restauração da independência.


Chamaram-se os conjurados pela conjura que levaram a cabo. Afinal, estes tinham a confiança do rei de Espanha, para aqui governar, e eram pagos pela coroa espanhola. Conspiraram e ganharam, colocando no trono o duque de Bragança, D. João, futuro D. João IV.


Portugal voltou a ser totalmente independente, dia 1 de dezembro de 1640, há 381 anos!



  • Partilha:

Artigos Recomendados
Música de Natal RFM 2022. Bom ...Música de Natal RFM 2022. Bom Natal, saúde e paz!A MÚSICA DE NATAL DA RFM ESTÁ AÍ! "BOM NATAL, SAÚDE E PAZ" SÃO OS VOTOS DA RFM PARA O NATAL DESTE ANOmaisSabes qual é o prato português...Sabes qual é o prato português e a bebida portuguesa mais difíceis de pronunciar para os estrangeiros?PEDIR CERTOS PRATOS E BEBIDAS EM PORTUGUÊS PODE SER UM ENORME DESAFIO PARA ALGUNS ESTRANGEIROSmaisLeiria, Braga e Viseu são os d...Leiria, Braga e Viseu são os distritos onde se fala melhor inglêsEM PORTUGAL, LEIRIA, BRAGA E VISEU SÃO OS DISTRITOS ONDE SE FALA MELHOR INGLÊS E A RAZÃO É A PANDEMIAmaisMenina conquista internet ao a...Menina conquista internet ao adormecer durante a sua apresentação de balletAPRESENTAÇÃO DE BALLET INFANTIL TORNOU-SE VIRAL NAS REDES SOCIAISmaisCafé da Manhã da RFM surpreend...Café da Manhã da RFM surpreende-te nos semáforos de PortugalSE FOSTE APANHADO PELA EQUIPA DO CAFÉ DA MANHÃ, DA RFM, EM NOVEMBRO, FIZESTE PARTE DA AÇÃO S’MAFROmaisMulher divide opiniões ao admi...Mulher divide opiniões ao admitir que lava a árvore de Natal antes de a decorarÉ CERTO QUE A ÁRVORE DE NATAL ACUMULA PÓ DE ANO PARA ANO, MAS A IDEIA DESTA MULHER ACABOU POR GERAR POLÉMICA NAS REDES SOCIAISmaisApós polémica, Carolina Deslan...Após polémica, Carolina Deslandes defende Dino d'Santiago: "É um problema de toda a gente"CAROLINA DESLANDES COMENTOU A POLÉMICA QUE ENVOLVE DINO D'SANTIAGO E UM TAXISTA QUE RECUSOU LEVÁ-LO A CASAmaisJogam há três anos e finalment...Jogam há três anos e finalmente conseguiram: funcionárias de lar português ganham um milhão de eurosNO TOTAL, ESTAS FUNCIONÁRIAS DE UM LAR NO CRATO VÃO FICAR COM 800 MIL EUROSmaisAdepto brasileiro encomendou c...Adepto brasileiro encomendou camisolas da seleção e o resultado foi “ao lado”UM ADEPTO BRASILEIRO FICOU VIRAL NAS REDES SOCIAIS POR MOSTRAR O RESULTADO INESPERADO DAS CAMISOLAS QUE ENCOMENDOU ONLINEmais
Subscreve a newsletter RFM
Ao inserires o teu email concordas com os nossos Termos de Utilização e Política de Privacidade.
Top