RFM - Só Grandes Músicas

És Ferreira? Esta é a história do teu apelido!

O NOME FERREIRA É UM DOS APELIDOS MUITO COMUNS EM PORTUGAL

Ana Margarida Oliveira


A origem da grande maioria dos apelidos portugueses liga-se ao facto da família ser proveniente, em tempos remotos, de um determinado lugar ou porque um dos seus membros teve uma certa profissão ou surgiu até mesmo de uma alcunha do passado.

Depois da história dos Silva, é a vez dos Ferreira!

O apelido Ferreira é outro apelido muito comum em Portugal e está possivelmente ligado à profissão de ferreiro.


Este ofício era de grande relevância na Idade Média porque era a capacidade de produzir armas (espadas e afins), utensílios e instrumentos agrícolas que ditava o grau de desenvolvimento do país.

Quantos mais ferreiros tivesse o país a produzir, mais importante ele era do ponto de vista de “industrialização”, na Época Medieval.



Por outro lado, o nome Ferreira pode também ter origem em locais onde existiam minas de ferro.

Assim sendo, há muitas famílias que adquiriram o apelido Ferreira, desde há séculos, porque a sua família está ligada à produção de utensílios, espadas e outras ferramentas em metal ou porque existia ferro na zona onde viviam.


Se nos voltarmos para a História, passamos a saber também que, segundo alguns investigadores, muitos Ferreiras descendem de D. Fernando Álvares Ferreira, senhor do paço de Ferreira, na Freguesia de São João de Eiriz.



Este nobre foi rico-homem de D. Sancho I (1154 -1211), filho de D. Afonso Henriques e 2º rei de Portugal. Ainda de acordo com alguns historiadores, a pessoa mais antiga com este apelido terá sido D. Álvaro Rodrigues Ferreira que, em 1170, era senhor de Meillas, atualmente Mancille de la Sierra, Castela, antepassado de D. Fernando Álvares Ferreira.


Portanto, segundo vários estudiosos, os Ferreiras vêm do reino de Castela, com solar em Herrera de Rupisverga. E foi, então, D. Fernando Álvares Ferreira o fundador desta família em Portugal, em São João de Eiriz.


Parece que existe também a possibilidade de um dos fidalgos, que veio para o Condado Portucalense com D. Teresa (mãe de D. Afonso Henriques), ter sido o primeiro Ferreira no território que, mais tarde, se tornou Portugal. Teria este fidalgo o nome Ferreira de Aves, local onde estava o solar da família.


Ferreira de Aves é uma freguesia portuguesa, no concelho de Sátão, e teve foral de D. Teresa em 1126. Certo é que a Torre de Ferreira de Aves, na Quinta do Paço, faz parte do património da freguesia, nos dias de hoje.


Provenientes de ferreiros ou donos de ferrarias, oriundos de locais com jazidas de ferro ou descendentes dos nobres Ferreiras (Herreras, vindos do reino de Castela), este é o 3º apelido mais comum em Portugal.

É também curioso saber que a “Terra de Ferreira”, em 1220, era o nome do território a norte do atual concelho de Paços de Ferreira, que inclui, por exemplo, Eiriz, entre outras freguesias


Em português há Ferreira, em espanhol Herrera e Herreira, em italiano Ferrari ou Ferrara, em inglês Smith e em alemão Schmied com as variantes Schmidt, Schmitt e Schmitz.


Da RFM, vai um grande abraço aos mais de 500 mil Ferreiras de Portugal!


  • Partilha:

Subscreve a newsletter RFM
Ao inserires o teu email concordas com os nossos Termos de Utilização e Política de Privacidade.
Top