RFM - Só Grandes Músicas

Mexeu mentalidades e foi proibido nas praias: a história do biquíni

A HISTÓRIA DAS DUAS PEÇAS QUE ATRAVESSARAM GERAÇÕES E MENTALIDADES

Jéssica Santos


Reduzido, modesto, mais curto ou mais subido, copas grandes ou pequenas, há toda uma panóplia de biquínis à escolha para todos os gostos, formatos e carteiras. Foi apresentado ao mundo no dia 3 de junho de 1946 e, desde então, a sociedade nunca mais foi a mesma. O poder que duas peças podem ter na sociedade!


A peça que grita verão, praia e calor já passou por várias fases ao longo dos tempos e já foi a causa de muita polémica. O biquíni tem vindo a acompanhar as alterações da sociedade e a abertura de mentalidades.

No entanto, e para espanto de muitos, o biquíni é uma peça que já vem desde a época de Roma e Grécia Antigas. Foram encontrados mosaicos na Villa romana Del Casale com ilustrações de mulheres com tops cai-cai e cuecas a participarem em atividades desportivas.



Depois, os vitorianos preferiram modelos mais conservadores e as mulheres iam para as praias cobertas da cabeça aos pés. A partir daqui, e com o passar dos anos, foi-se assistindo a uma redução do tecido, mas só com o fim da Segunda Guerra Mundial é que se deu a revolução do umbigo.


Em 1946, Louis Réard apresentou um conjunto de duas pequenas peças, com um design minimalista e deu-lhe o nome de biquíni, por causa dos testes nucleares no atol de Bikini, no Oceano Pacífico.
O choque e a controvérsia que estas duas peças podiam gerar seriam "bombásticos".



E Réard estava certo. A invenção foi "bélica" e chegou a ser proibida em alguns países.


Inicialmente, a maioria das modelos recusou-se a usá-lo, exceto a bailarina Micheline Bernardini, com 19 anos na altura.



Desde a sua invenção, até ser usado como uma peça comum, passaram-se alguns anos. Só nos anos 60 é que o biquíni fez sucesso e muito por culpa de Ursula Andress, no filme da saga 007, Dr. No, onde surge com um biquíni branco.



O biquíni tornou-se cada vez mais popular e nos anos 90 atingiu o pináculo da sua versatilidade. Surgiram vários modelos e estilos e ainda hoje esta é uma peça, que, ainda que pequena, está sempre a ser reinventada.


  • Partilha:

Artigos Recomendados
Jornalista surpreende a fazer ...Jornalista surpreende a fazer direto com o filho ao coloNA IMPOSSIBILIDADE DE DEIXAR O FILHO COM ALGUÉM, O JORNALISTA TEVE DE O LEVAR PARA O TRABALHO E PROTAGONIZOU UM MOMENTO QUE ESTÁ A SER MUITO ELOGIADO NA INTERNETmaisO Meo Sudoeste regressa finalm...O Meo Sudoeste regressa finalmente em agosto e eles vão lá estar, com a RFMQUERES VER MELIM, STEVE AOKI, SHOUSE, LEWIS CAPALDI, MAJOR LAZER, BISPO, CALEMA E MUITO MAIS, NA 24ª EDIÇÃO DO MEO SUDOESTE DE 2 A 6 DE AGOSTO COM A RFM?maisIgor Regalla confirma fim de n...Igor Regalla confirma fim de namoro com Carolina DeslandesAPÓS ALGUNS RUMORES, O ATOR CONFIRMA QUE JÁ NÃO NAMORA COM CAROLINA DESLANDESmais"Nunca me senti tão feliz na m..."Nunca me senti tão feliz na minha vida": Igor Regalla sobre o namoro com Carolina DeslandesIGOR REGALLA E CAROLINA DESLANDES ASSUMIRAM A RELAÇÃO NO DIA DOS NAMORADOSmaisNo Dia dos Namorados, Carolina...No Dia dos Namorados, Carolina Deslandes mostra-se apaixonadaCAROLINA DESLANDES E IGOR REGALLA PARTILHARAM NO INSTAGRAM FOTOGRAFIAS JUNTOSmaisRFM esteve nos 70 anos da Forç...RFM esteve nos 70 anos da Força Aérea Portuguesa na Base Aérea de Beja e foi um sucessoJoana Cruz e Paulo Fragoso estiveram ao vivo numa emissão especial na Base Aérea de Beja para comemorar os 70 anos da Força Aérea PortuguesamaisO calor vem em força! Temperat...O calor vem em força! Temperaturas podem ultrapassar os 40 grausESTÃO REUNIDAS TODAS AS CONDIÇÕES PARA PASSAR TODO O TEMPO LIVRE NA PRAIA. O CALOR VEM EM FORÇAmaisO cartaz do RFM Somnii já está...O cartaz do RFM Somnii já está completo! A7S atua dia 10!RFM SOMNII REGRESSOU À PRAIA DO RELÓGIO, NA FIGUEIRA DA FOZ, NOS DIAS 8, 9 e 10 DE JULHOmaisHá um novo barulho em jogo. Vê...Há um novo barulho em jogo. Vê aqui os palpites errados!"QUE BARULHO É ESTE, NA RFM?" o próximo vencedor podes ser tu!mais
Subscreve a newsletter RFM
Ao inserires o teu email concordas com os nossos Termos de Utilização e Política de Privacidade.
Top