RFM - Só Grandes Músicas

Porque é que falamos "à bebé" com os bebés?

FALAR À BEBÉ É UM DOS COMPORTAMENTOS HUMANOS MAIS COMUNS

Jéssica Santos


Assim que avistam um bebé, as cordas vocais vibram e da boca sai uma voz aguda, carregada de diminutivos e de onomatopeias. Há a língua dos bebés e a língua dos adultos para os bebés. Porque é que as pessoas falam de forma diferente para os bebés, independentemente da língua ou da cultura?


Falar à bebé é um dos comportamentos humanos mais comuns e estende-se também aos parceiros e animais. São vários os motivos que levam as pessoas a mudar a forma como falam: biologia evolutiva, o desenvolvimento da linguagem, os laços humanos e a neuroquímica. Quer isto dizer que se trata de um comportamento que mais do que bizarro é biológico.

Por norma, a linguagem é alterada para palavras mais simples, algumas sem sentido, com diminutivos e onomatopeias. Tudo para atrair a atenção do bebé e despertar-lhes curiosidade para aprenderem o significado das palavras.



Um estudo mostra que falar à bebé permite que as crianças enriqueçam mais o seu vocabulário. Esta forma de comunicar permite apelar aos ouvidos infantis.


Falar à bebé é também uma linguagem abrangente, pois também é usada para falar com parceiros e animais. Os animais despertam nos humanos uma reação neurológica que enfatiza o sentimento de proteção, o que desperta esta forma de comunicação.

A fala à bebé está também incorporada nas memórias de muitos humanos como sinónimo de segurança e amor, uma vez que remete para a infância e para a época em que os pais também usaram esta forma de comunicação.


  • Partilha:

Artigos Recomendados
Ed Sheeran já é pai e nem vais...Ed Sheeran já é pai e nem vais acreditar no nome do bebéED SHEERAN ANUNCIOU NAS REDES SOCIAIS A CHEGADA DA SUA PRIMEIRA FILHA, MAS O NOME DO BEBÉ ESTÁ A CHAMAR À ATENÇÃOmaisO incrível momento em que este...O incrível momento em que este bebé falou pela primeira vez às oito semanas de vidaUM CASAL INGLÊS GRAVOU O MOMENTO EM QUE O FILHO, COM APENAS OITO SEMANAS DE VIDA, DISSE A SUA PRIMEIRA PALAVRAmaisHá bebés que nascem com talent...Há bebés que nascem com talento para a músicaUM ESTUDO COMPROVA QUE ALGUNS BEBÉS TÊM A CAPACIDADE DE DISTINGUIR SONS COM POUCOS MESES DE VIDAmaisAs melhores músicas (atuais) p...As melhores músicas (atuais) para adormecer bebésmaisBorat 2 está de volta! Novo fi...Borat 2 está de volta! Novo filme foi gravado em segredo“BORAT: APRENDER CULTURA DA AMÉRICA PARA FAZER BENEFÍCIO GLORIOSO À NAÇÃO DO CAZAQUISTÃO” ESTREOU EM 2006 E FOI UM SUCESSOmaisPapa Francisco preocupado com ...Papa Francisco preocupado com os problemas ambientaisO LIVRO “TERRAFUTURA. DIÁLOGOS COM PAPA FRANCISCO SOBRE ECOLOGIA INTEGRAL” APRESENTA O PERCURSO DO PAPA FRANCISCO NA SUA “CONVERSÃO ECOLÓGICA”maisJoão Só responde a provocação ...João Só responde a provocação de Salvador Martinha... com bolachas!NA RUBRICA DE SALVADOR MARTINHA "STAND UP NA HORA", NA RFM, FALOU-SE DE TREINOS E JOÃO SÓ ENVIOU "BOLACHINHAS"maisBrooklyn Nine-Nine. Temporada ...Brooklyn Nine-Nine. Temporada 8 confirmada para 2021Á MÍTICA SÉRIE COM ANDY SAMBERG, TERRY CREWS E ANDRE BRAUGHER VAI SER LANÇADA EM 2021, DEPOIS DE DOIS ATRASOS SOFRIDOS ESTE ANOmaisSer mãe é… um sentimento que n...Ser mãe é… um sentimento que não se explica!TER FILHOS É SEGURAMENTE A MELHOR COISA DO MUNDO. PARABÉNS A TODAS AS MÃES NO DIA DA MÃEmaisEsta é a apresentadora que vai...Esta é a apresentadora que vai substituir Filomena Cautela no “5 Para a Meia-Noite"FILOMENA CAUTELA SAIU DO "5 PARA A MEIA-NOITE" EM JUNHO E JÁ TEM SUBSTITUTAmais
Subscreve a newsletter RFM
Ao inserires o teu email concordas com os nossos Termos de Utilização e Política de Privacidade.
Top