RFM - Só Grandes Músicas

6 razões para gostares do outono

EXISTEM BOAS RAZÕES PARA GOSTARES DO OUTONO. BASTA SÓ OLHARES PARA ELE DE OUTRA FORMA!

Ana Margarida Oliveira


O tempo corre e o outono chegou, esta sexta-feira, dia 23 de setembro!


Esta estação, tão amada por uns quanto detestada por outros, merece a tua atenção. Afinal, é típica e historicamente nesta altura do ano que se dá o recomeço de muitas coisas! Há mesmo quem “entenda” que o “reinício do ano” é por esta altura e não no começo oficial do ano - do ano civil - em janeiro.


Por todas estas razões, o outono é uma época especial e tem grandes adeptos e seguidores. É até visto como aquele período mais calmo e tranquilo que faz tanta falta depois dos verões quentes e agitados. No outono, tudo muda rapidamente: a roupa, a alimentação, as rotinas, os hábitos, os destinos de passeio e lazer e até as leituras ou as séries que escolhes são outras.


Se ainda não estás convencida ou convencido, pode ser que estas 6 razões te ajudem a olhar para o outono com outro carinho!


1 – É o tempo delas. Quentes e boas, as castanhas invadem as nossas cidades e vilas



É a época delas e começam a estar por todo o lado a espalhar o cheiro único, intenso, cinzento e seco a dar as boas vindas ao outono. Assadas, cozidas, em puré, sopa, pudim ou gelado, as castanhas são as rainhas do outono e há inúmeras receitas que vão das entradas às sobremesas feitas com ou à base de castanhas.


Muito antes de as batatas, o arroz e a massa chegarem a Portugal, pouco depois do início dos Descobrimentos e das várias rotas comerciais por mar se implementarem, eram as castanhas a base da alimentação portuguesa, no que respeita a hidratos de carbono.


Este é o tempo das castanhas e são excelentes para a saúde. Por isso, se quiseres pesquisar receitas com castanhas, estes primeiros fins de semana de outono são ideais.


2 – Echarpes e lenços



Durante o verão, olhavas para as echarpes, lenços e cachecóis, pendurados no teu roupeiro, e só de olhares já te dava calor…? Pois, está na altura de matares as saudades delas.


É aquele apontamento que remata alguns looks de forma única. O outono é o tempo das echarpes e dos lenços. Dão estilo quer para o trabalho, quer para uma ocasião mais especial. Não te acanhes! É tempo dos lenços e das echarpes ao pescoço!


3 – Saudades das botas


Sim, adoras sandálias. Sim, adoras o verão porque podes calçá-las de todos os géneros e feitios. Sim, não há nada como andar de sandálias. Mas quem nega que, nesta altura do ano, as saudades das botas não chegam…? Podemos entrar em negação, é verdade, mas que, lá bem no fundo, as saudades das botas começam lentamente a aparecer, começam! E até já espreitaste em sites para ver qual é a tendência delas, este ano, certo?


Pois é no outono que nos reconciliamos com as botas sem ressentimento nenhum. É aquele tipo de reencontro que não queres, não admites que queres, mas estás, na verdade, desejosa de ver a bota no pé!


4 – Lanches, marmelada e chuva lá fora



Era no outono que se fazia, em tempos, oficialmente, a marmelada. Fazia-se a marmelada e vários outros tipos de compotas como forma de preservar a enorme quantidade de fruta que se produzia na primavera e no verão.


Portanto, e apesar de poderes comprar marmelada no supermercado ou na mercearia, podes lançar-te na experiência de fazê-la com as tuas próprias mãos.


Afinal, também pensavas que nunca farias pão e bolos como fizeste nos dois anos do confinamento. Portanto, mãos à obra, é tempo de produzires a tua própria marmelada.


Com chá, café, torradas, scones e outros miminhos caseiros ou não, a marmelada contribui para uma das melhores experiências do outono: os lanches em casa, com a chuva e as folhas a caírem lá fora.


O tempo do brunch é também no outono. Sabe ou não sabe melhor nesta altura do ano? A marmelada pode integrar o teu brunch, mas dá largas à imaginação e começa a investir neste tipo de refeição tão típica desta estação!


5 – O esplendor da abóbora



Este é, por excelência, o tempo delas. Está ligado a alguns momentos históricos, a lendas e a mitos e a muitas receitas, sobretudo em Portugal.


Doce de abóbora, sopa de abóbora e, daqui a 3 meses, filhós de abóbora são alguns exemplos da sua importância na gastronomia portuguesa até porque a abóbora dura bastante tempo.


Por isto mesmo, serve de elemento decorativo em algumas cozinhas, quintais ou quintas, durante meses. O facto de ser usada como símbolo da tradição norte americana do Halloween não é, naturalmente, por acaso.


6 – Ver séries de seguida sem sentimento de culpa



É exatamente no outono que podes fazer isto! E que bem que sabe! Ao longo do verão foste colocando as séries que querias ver na tua lista de favoritos?


Pois, agora, está na altura de começares a escoar essa lista. Episódio após episódio, temporada após temporada, série após série. Não! Não há sentimentos de culpa porque o outono também serve para isto. É só escolheres!


Mas, fica o conselho: alterna cada série com um livro. Lembra-te de todos os que compraste, há pouco, na feira do livro…! Tens de lê-los também. Intervalar uma série com um livro, a um bom ritmo, faz dos dias de outono dias muitíssimo agradáveis!


Vamos fazer deste um bom outono!


Se calhar é desta que lhe descobres os encantos!


  • Partilha:

Artigos Recomendados
As castanhas fazem bem à saúde!As castanhas fazem bem à saúde!AS CASTANHAS DÃO ENERGIA E PODEM NÃO SER ASSIM TÃO CALÓRICAS COMO PENSAMOSmais007: Já há rumores sobre a sub...007: Já há rumores sobre a substituição de Daniel Craig como James BondO FILME “007: SEM TEMPO PARA MORRER” É O ÚLTIMO FILME DA SAGA PROTAGONIZADO POR DANIEL CRAIG, E O SEU SUCESSOR PODE JÁ ESTAR ESCOLHIDOmaisEstudantes universitários vão ...Estudantes universitários vão instalar-se em hotéis e alojamentos locaisO MAIOR NÚMERO DE VAGAS E O DISTANCIAMENTO OBRIGATÓRIO NAS RESIDÊNCIAS UNIVERSITÁRIAS ESTÁ NA BASE DO ACORDO ENTRE O GOVERNO E A INDÚSTRIA HOTELEIRAmaisO maior festival de música ele...O maior festival de música eletrónica do mundo chega a Portugal em 2021O ELETRIC DAISY CARNIVAL SAI DE LAS VEGAS PARA CHEGAR A PORTUGAL, PELA PRIMEIRA VEZmaisEmmys marcados pela distância,...Emmys marcados pela distância, por um incêndio e pela vitória de 30 séries de plataformas de streamingA 72.ª EDIÇÃO DOS EMMYS FOI MARCADA PELA DISTÂNCIA E AUSÊNCIA DE PÚBLICO. MAS, NEM ISSO CONDICIONOU A VITÓRIA DE VÁRIAS SÉRIES DE PLATAFORMAS DE STREAMINGmaisAchas que agradeces vezes sufi...Achas que agradeces vezes suficientes?DIZER OBRIGADO É FÁCIL E QUASE CORRIQUEIRO. NÃO OUVIR UM OBRIGADO PODE SER DIFÍCIL E GERAR TRISTEZAmaisMiguel Oliveira alcança a sua ...Miguel Oliveira alcança a sua segunda melhor classificação de sempre, em ItáliaMIGUEL OLIVEIRA CONSEGUIU, ESTE DOMINGO, A SUA SEGUNDA MELHOR CLASSIFICAÇÃO AO TER CONQUISTADO O 5.º LUGAR DO GRANDE PRÉMIO DE MISANO, EM ITÁLIAmaisFilipe de Albuquerque faz hist...Filipe de Albuquerque faz história e vence 24 Horas de Le MansO PORTUGUÊS FILIPE ALBUQUERQUE SAGROU-SE CAMPEÃO MUNDIAL DE RESISTÊNCIA AO TER GANHO A 24 LE MANS, NA CATEGORIA LMP2maisJennifer Aniston e Brad Pitt r...Jennifer Aniston e Brad Pitt reúnem-se no ecrã e levam os fãs à loucuraOS FÃS DE JENNIFER ANISTON E BRAD PITT ANSIAVAM UM REENCONTRO DO CASAL NO ECRÃ. FINALMENTE, ELE ACONTECEU E FOI POR UMA BOA CAUSAmaisPorto Santo quer ser a primeir...Porto Santo quer ser a primeira ilha portuguesa sem lixo marinhoUM PROJETO PIONEIRO EM PORTUGAL TEM INÍCIO EM PORTO SANTO, A ILHA PORTUGUESA QUE QUER COMBATER O LIXO MARINHO E O USO DE PLÁSTICOSmais
Subscreve a newsletter RFM
Ao inserires o teu email concordas com os nossos Termos de Utilização e Política de Privacidade.
Top