RFM - Só Grandes Músicas

Porque é que o coração é o símbolo do amor?

EXISTEM VÁRIAS TEORIAS QUE EXPLICAM A RELAÇÃO ENTRE O CORAÇÃO E O AMOR


É o motor do nosso corpo, leva o oxigénio e os nutrientes às nossas células, e consegue bater sozinho fora do corpo humano por alguns segundos ou minutos, mediante as condições. O coração tem um trabalho físico maior do que qualquer outro músculo do nosso corpo – bombeia em apenas um minuto cinco litros de sangue – e quando se trata de uma criança bate mais de 100 vezes por minuto.


O coração é, assim, fundamental à sobrevivência humana, e representa também o amor. Está no interior do corpo humano, mas tem uma representação massiva cá fora. De filmes a músicas e desenhos, sempre que se quer representar o amor, lá está o coração. E tem também um dia: o Dia Mundial do Coração, que se celebra a 29 de setembro.

Porque é que o músculo que nos é essencial à vida e que bate no centro do nosso peito simboliza tudo o que sentimos sobre o amor?



Cada vez que experimentamos emoções fortes, como o amor, o nosso coração bate mais rápido e, por vezes, até parece que quer saltar pela boca. Isto porque há um aumento de adrenalina, e um consequente aumento da frequência cardíaca.


Vês o amor da tua vida e o teu coração começa a palpitar e é como ‘Uau! Este é o meu coração! E está a dizer-me que estou apaixonado!’” disse a Dra. Karol Watson, professora de medicina e cardiologia da Universidade da Califórnia, em Los Angeles, ao HuffPost.

E também todos conseguem descrever o momento de intensa dor no coração, quando o amor não corre de feição. O chamado “coração partido” que já tem uma síndrome associada. Ainda não é conhecida a causa da síndrome do coração partido, mas os potenciais fatores incluem a hiperatividade do sistema adrenérgico, na sequência de um choque emocional ou físico muito intenso, o que afeta o normal funcionamento do coração.



Por outras palavras, um coração partido pode mesmo partir o coração. Na antiguidade, os hebreus já associavam a parte sentimental ao coração, uma vez que os sentimentos geravam sensações neste músculo.


A conexão entre o coração e o amor é, portanto, forte. Mas quando é que começou esta ligação? Não há certezas quanto à sua origem, mas, segundo alguns investigadores, no século VII a.C., existia no Mediterrâneo uma cidade-estado grega chamada Cirena, cuja maior riqueza era uma erva medicinal que se chamava sílfio.


Esta planta tinha sementes com o formato de um coração e era tão importante para a cidade que as moedas de Cirena tinham uma planta ou uma semente de sílfio gravadas na face.


Para os cristãos, o coração sempre esteve relacionado com a essência do ser, permitindo a aproximação entre Deus e o homem. O cristianismo acredita também numa relação direta entre o amor e a espiritualidade.


Estas são algumas das teorias existentes. Como sentido de fé ou impulsionador de criatividade, o coração e o amor são o motor da vida, porque só precisamos de uma coisa para sermos felizes.


  • Partilha:

Artigos Recomendados
"Adoro fingir que desmaio" - M..."Adoro fingir que desmaio" - Marisa Cruz à RFMMARISA CRUZ NO WI-FI DA RFMmaisGisela João leva o fado além-f...Gisela João leva o fado além-fronteiras com atuação arrepianteFOI NA PLATAFORMA "COLORS", QUE DÁ A CONHECER ARTISTAS DE TODO O MUNDO, QUE GISELA JOÃO INTERPRETOU A MÚSICA "LOUCA"maisLuís Borges é o primeiro homem...Luís Borges é o primeiro homem a ser cara de campanha de maquilhagemA NOVA CAMPANHA DA MARCA CHRISTIAN LOUBOUTIN PROVA QUE OS HOMENS TAMBÉM USAM MAQUILHAGEMmaisAlunos de escola em Vila Franc...Alunos de escola em Vila Franca de Xira impedidos de levar comida de casaUMA ESCOLA SECUNDÁRIA EM VILA FRANCA XIRA OUVIU AS NORMAS DO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E DECIDIU IMPEDIR QUE OS ALUNOS LEVEM MARMITASmaisTempestade de areia atinge São...Tempestade de areia atinge São Paulo e as imagens são impressionantesO DIA DEPRESSA SE TRANSFORMOU EM NOITE E A POPULAÇÃO NÃO GANHOU PARA O SUSTOmaisRFM  com uma emissão que vai d...RFM com uma emissão que vai dar um filme dia 28 - na ante estreia de "007: Sem tempo para morrer"A RFM É A RÁDIO OFICIAL DE 007 EM PORTUGAL E TEM PRÉMIOS PARA TI. VÊ TUDO SOBRE O FILME E A ANTESTREIA AQUImaisO próximo filme “Aquaman” cont...O próximo filme “Aquaman” conta com uma jovem atriz portuguesaJANI ZHAO É A ATRIZ PORTUGUESA QUE VAI FAZER PARTE DO ELENCO DO PRÓXIMO “AQUAMAN AND THE LOST KINGDOM”maisGalo de Barcelos gigante chega...Galo de Barcelos gigante chega ao Canadá e faz sucessoGALO DE BARCELOS NA LITTLE PORTUGAL, EM TORONTO, FOI INAUGURADO NO PASSADO SÁBADOmaisJá sabemos a data de estreia d...Já sabemos a data de estreia da 2.ª temporada de "Emily in Paris"ALÉM DA DATA DE ESTREIA DA 2.ª TEMPORADA DE "EMILY IN PARIS", JÁ FOI DIVULGADO UM NOVO TEASER DO QUE VEM AÍmais
Subscreve a newsletter RFM
Ao inserires o teu email concordas com os nossos Termos de Utilização e Política de Privacidade.
Top