RFM - Só Grandes Músicas

Qual é o país do mundo com mais variedade de pão?

DIA MUNDIAL DO PÃO: HÁ UM PAÍS NO MUNDO COM UM VERDADEIRO TALENTO PARA A FERMENTAÇÃO E PRODUÇÃO DE PÃO

Ana Margarida Oliveira


Os alemães adoram pão, têm um talento especial para fazê-lo e têm provavelmente as padarias mais apetecíveis do mundo inteiro.

São uns autênticos mestres a realizar “magia” com apenas um pouco de trigo ou centeio. Por isso, quem visita uma padaria, na Alemanha, tem uma gigante variedade de pão e uma enorme dificuldade em escolher. Na verdade, dá vontade de comprar vários, muitos ou quase todos. Como são cerca de 3 mil tipos de pão diferentes, levaríamos vários meses, se provássemos 2 ou 3 diferentes por dia.



Esta tendência para a produção de pão faz com que, na Alemanha, quase tudo se possa tornar em pão. De cenoura se faz pão, de batata se faz pão, de fruta se faz pão, de ervas se faz pão. Há todo e qualquer tipo de pão.


São mestres na arte da fermentação e têm um especial talento para transformar vários produtos comestíveis em pão. Vai do mais branco ao mais escuro, do mais fofo ao mais duro, do mais leve ao mais pesado, do adocicado ao amargo, do mais simples ao mais complexo.
A tradição tem raízes na Idade Média e, segundo os historiadores, as associações medievais de produção de pão tiveram um papel essencial na fabricação e no desenvolvimento deste alimento tão apetecido, naquele tempo.

Para além das imensas variedades de pão em permanência ainda há, todos os anos, as novidades da moda, criadas para dar resposta às necessidades que a atitude perante a alimentação vai desejando e exigindo, mais naturais e saudáveis. Assim, há pão sem hidratos de carbono ou feito com legumes, fruta ou, basicamente, feito de tudo o que se pode imaginar.



Existem no país mais de 18 mil empresas no setor. Há ofertas do produto em cada esquina e as padarias alemãs são típicas, ou seja, só têm aquela aparência no país. São únicas.


Os alemães adoram pão e consomem todo o tipo de pão, no entanto a sua preferência vai para o pão escuro. Quanto mais escuro melhor! Chamam-lhe mesmo “pão preto”, Schwarzbrot, e dentro da categoria do pão preto há imensas variedades também.
Isto porque, dizem os especialistas, o centeio é mais fácil de cultivar porque não precisa de um solo de grande qualidade, o que faz com que os alemães tenham uma relação especial com o pão preto.


E ainda há o famoso Bretzel.

Com origem no sul da Alemanha, a palavra vem do latim braccellus, 'bracelete', ou de brachiatus, 'dotado de braços', porque a forma do Bretzel é idêntica à de dois braços cruzados. É um tipo de pão muito comum. É seco, estaladiço, rijo e normalmente salgado. É um bom snack e é frequentemente consumido a acompanhar a cerveja, igualmente alemã. Também há Bretzel doce, mas originalmente é salgado.



Os nomes podem ser complicados e difíceis de dizer, mas o pão é todo ele uma delícia! Ficam aqui alguns dos cerca de 3 mil tipos de pão diferentes:


Weizenbrot
Grahambrot
Weizenschrottoastbrot
Vollkornbrot
Weizen-Roggen-Schrotbrot
Weizen-Roggen-Schrottoastbrot
Weizen-Roggen-Vollkornbrot
Roggenmischbrote
Roggen-Weizen-Schrotbrot
Ruchbrot
Schwarzbrot


Em Portugal, já encontras alguns bons pães alemães. Quando voltares a viajar e se fores à Alemanha, entra numa padaria e encanta-te!


  • Partilha:

Artigos Recomendados
7 empresas com escritórios em ...7 empresas com escritórios em Portugal estão no ranking das melhores para trabalharNO RANKING "WORLD'S BEST WORKPLACES", SETE EM VINTE E CINCO EMPRESAS ESTÃO EM PORTUGALmaisLouis Tomlinson vem, pela prim...Louis Tomlinson vem, pela primeira vez, a solo a Portugal com a RFMO EX-MEMBRO DOS ONE DIRECTION VAI PISAR SOLO PORTUGUÊS, PELA PRIMEIRA VEZ, A SOLOmaisJoão Paulo Rodrigues quer junt...João Paulo Rodrigues quer juntar Cristina Ferreira e Pedro Fernandes em filmeJOÃO PAULO RODRIGUES ESTEVE NO "6PM" E ENTRE CONVERSA LANÇOU UM DESAFIO INÉDITO A CRISTINA FERREIRA E PEDRO FERNANDESmaisSerá que perante a pergunta Ro...Será que perante a pergunta Ronaldo ou Messi, os portugueses respondem Ronaldo?UM INQUÉRITO FEITO AOS PORTUGUESES TEM ESTA E OUTRAS RESPOSTASmaisCarolina Deslandes é obrigada ...Carolina Deslandes é obrigada a cancelar a sua agenda devido a exaustãoA CANTORA PORTUGUESA PREPARAVA-SE PARA UM FIM DE SEMANA DE CONCERTOS, MAS A SUA SAÚDE PREGOU-LHE UMA RASTEIRAmaisBombeira grávida tem um aciden...Bombeira grávida tem um acidente, entra em trabalho de parto e acaba a ajudar a outra vítimaUMA HISTÓRIA DE CORAGEM E GENEROSIDADE QUE NOS TRAZ ALGUMA ESPERANÇA. O GESTO DESTA BOMBEIRA FOI INSPIRADORmaisEm visita especial, Carolina C...Em visita especial, Carolina Carvalho mostra, pela primeira, a sua barriga de grávidaA ATRIZ ESTÁ GRÁVIDA PELA PRIMEIRA VEZ E ESPERA, EM CONJUNTO COM DAVID CARREIRA, UM MENINOmaisO novo filme de terror que faz...O novo filme de terror que faz os espectadores desmaiar e vomitarNAS SALAS DE CINEMA NOS ESTADOS UNIDOS, HÁ RELATOS DE QUEM TENHA VOMITADO E DESMAIADO AO VER "TERRIFIER 2", O NOVO FILME DE TERRORmaisAí está um novo barulho! Vê aq...Aí está um novo barulho! Vê aqui os palpites erradosmais
Subscreve a newsletter RFM
Ao inserires o teu email concordas com os nossos Termos de Utilização e Política de Privacidade.
Top