RFM - Só Grandes Músicas

Mais de 40 milhões de pessoas vivem em situação de escravatura

INFELIZMENTE, A ESCRAVATURA FAZ PARTE DA HISTÓRIA DA HUMANIDADE. HOJE ESTA REALIDADE É PIOR QUE NUNCA

ANTÓNIO MENDES


O tráfico de seres humanos é um crime hediondo, é a forma contemporânea da escravatura. E, contudo, quem frequenta as redes sociais fica com a sensação de que a escravatura é uma coisa encerrada no passado, que nada disto existe hoje.

No Facebook, no Twitter ou no Quora é fácil encontrar acesas discussões sobre a escravatura no Período Colonial Europeu. Um facto, como a chegada de Cristóvão Colombo ao outro lado do Oceano Atlântico, é motivo para acesas discussões sobre o passado colonizador dos europeus.

4Também nas ruas, uma ideia de combate à escravatura do passado tem vindo a ganhar forma. Seja pelo recente cancelamento da celebração de efemérides como o Dia de Colombo, nos Estados Unidos,, “argumentando que o conquistador “escravizou e massacrou" milhares de povos indígenas” , seja pelo derrube de estátuas porque “não se deve homenagear o responsável por um genocídio”.


Lamentavelmente, estas intensas manifestações de indignação sobre a escravatura do passado não têm o mais pálido reflexo em relação à escravatura que nos é contemporânea. Estima-se que no Período Colonial Europeu, entre os séculos XV e XIX, cerca de 13 milhões de pessoas foram capturadas e vendidas como escravos - o que é reprovável a todos os níveis.


Hoje cerca de 40,3 milhões de pessoas - mais de três vezes o número estimado para o comércio transatlântico de escravos entre os séculos XV e XIX - vivem sob alguma forma de escravatura, de acordo com os dados números publicados pela Organização Internacional do Trabalho da ONU (OIT) e a pela Fundação Walk Free.






A escravatura é e sempre foi repugnante. Fere a dignidade humana nas suas dimensões nucleares. Nunca deveria ter existido. Infelizmente, faz parte da História da Humanidade. Por isso, a leitura do passado, nomeadamente no que se refere à escravatura, deve ser abrangente e contextualizada.


O que é absolutamente incompreensível é que as novas formas de escravatura não gerem ondas de indignação, no mínimo, idênticas às que se verificam hoje em relação às do passado colonial europeu.


Afinal, hoje mais de 40 milhões de pessoas estão presas sob alguma forma de escravatura:

- 1 em cada 4 é criança

- 71% são mulheres ou adolescentes do sexo feminino


As modernas formas de escravatura são bem mais complexas do que as que foram abolidas pelo Marquês de Pombal em 1761 (sim, depois desta dada continuou a haver portugueses envolvidos no comércio de escravos).


De acordo com a APAV, o tráfico de seres humanos hoje é um crime bastante complexo que implica diferentes ações, formas de violência e exploração. Como crime, é clandestino e pressupõe que alguma das seguintes condições se verifique:

- A pessoa não tem o controlo dos seus documentos de identificação ou de viagem;

- A pessoa teve indicações específicas sobre o que dizer quando estivesse perante um agente da autoridade;

- A pessoa foi recrutada para fazer um trabalho e depois é forçada a fazer outro;

- Está a ser retirada uma parte do ordenado à pessoa, para pagar as despesas da viagem;

- A pessoa é forçada a práticas sexuais;

- A pessoa não tem liberdade para se deslocar como deseja;

- Caso tente escapar, a pessoa ou a sua família podem sofrer vinganças;

- A pessoa foi ameaçada que seria deportada ou sofreria outra consequência se procurasse ajuda das autoridades;

- A pessoa foi agredida ou privada de comida, água, sono, cuidados médicos ou outras necessidades básicas;

- A pessoa não pode, livremente, contactar amigos e familiares;

- A pessoa não pode livremente socializar com outras pessoas, nem pode livremente praticar a sua religião.

Sempre que se verifica alguma destas condições, a pessoa perde os seus direitos mais básicos e está cativa.


Esta quinta-feira, 2 de dezembro, assinala-se o Dia Internacional para a Abolição da Escravatura. Não faz sentido que continuemos a discutir o passado e a ignorar o presente.



  • Partilha:

Artigos Recomendados
Porque é que dezembro se chama...Porque é que dezembro se chama assim?DEZEMBRO ERA O 10º MÊS DO ANOmaisEscola portuguesa vence campeo...Escola portuguesa vence campeonato mundial de hip hopTRÊS ANOS DEPOIS, A ESCOLA NEXT VOLTOU AO MESMO CONCURSO E SAIU DE LÁ COM O PRIMEIRO LUGARmais1 de dezembro: afinal, fomos o...1 de dezembro: afinal, fomos ou não fomos espanhóis!EM DIA DA RESTAURAÇÃO DA INDEPENDÊNCIA, IMPORTA PERCEBER, AFINAL, SE "FOMOS OU NÃO FOMOS ESPANHÓIS" DURANTE 60 ANOSmaisFernando Pimenta é número 1 no...Fernando Pimenta é número 1 no ranking mundial de K1 1000 metrosO CANOÍSTA PORTUGUÊS ALCANÇOU UM FEITO HISTÓRICO NA CANOAGEMmaisGeorge Harrison deixou-nos há ...George Harrison deixou-nos há 20 anos. Foi assim, dias antes, o último encontro dos BeatlesFAZ 20 ANOS QUE O EX BEATLE GEORGE HARRISON NOS DEIXOU. DIAS ANTES, O SEU ÚLTIMO ENCONTRO COM PAUL E RINGO FOI UM MOMENTO ESPECIALmais"​Este gajo compôs o disco tod..."​Este gajo compôs o disco todo sozinho no quarto, falta-lhe levar uns estalos”A PROPÓSITO DA ELEIÇÃO DA "MAIOR BANDA POP PORTUGUESA DE TODOS OS TEMPOS", A RFM REUNIU MIGUEL CRITOVINHO (D.A.M.A.), RUI PREGAL DA CUNHA (HERÓIS DO MAR), TOZÉ BRITO E PEDRO BARBOSA (MANAGER), NUMA NOITE CHEIA DE GRANDES HISTÓRIAS!mais"A Resistência acontece por ca..."A Resistência acontece por causa de um partido político que não tem dinheiro para fechar a campanha" -Miguel Ângelo na RFMFOI ASSIM O PRIMEIRO "RFM SUMEET", NO ARRANQUE DA ELEIÇÃO DA "MAIOR BANDA POP PORTUGUESA DE TODOS OS TEMPOS".maisAnda pelas ruas de Madrid a pe...Anda pelas ruas de Madrid a pedir que lhe façam xeque-mate e oferece 100 eurosUM JOGADOR MISTÉRIO DESAFIA QUEM O DERROTAR A JOGAR XADREZmaisEunice Muñoz despediu-se dos p...Eunice Muñoz despediu-se dos palcos no dia em que completou 80 anos de carreiraAOS 93 ANOS, EUNICE MUNÕZ SUBIU AO PALCO DO TEATRO NACIONAL D. MARIA II, ONDE SE ESTREOU COM APENAS 13 ANOSmais
Subscreve a newsletter RFM
Ao inserires o teu email concordas com os nossos Termos de Utilização e Política de Privacidade.
Top