RFM - Só Grandes Músicas

Foi esta a primeira mulher a votar em Portugal

CAROLINA BEATRIZ ÂNGELO APROVEITOU UMA LACUNA NA LEI ELEITORAL E TORNOU-SE NA PRIMEIRA MULHER A VOTAR EM PORTUGAL

Jéssica Santos


Foi uma longa batalha até as mulheres conseguirem o direito ao voto. A lei sofreu algumas alterações e só foram abolidas restrições ao voto com base no género depois do 25 de abril de 1974.


Pelo meio, houve um nome que se destacou: Carolina Beatriz Ângelo, médica, ativista e sufragista, que aproveitou uma lacuna na primeira lei eleitoral para conseguir votar. Lutou pelos seus direitos, fez frente a uma sociedade patriarcal e tornou-se na primeira mulher portuguesa a votar.

Ainda antes de fazer história numa mesa de voto, Carolina Beatriz Ângelo já se tinha afirmado na sua profissão, ao ser a primeira mulher a operar no Hospital de São José.

Esteve sempre ligada à luta feminista - foi fundadora da Liga Republicana das Mulheres Portuguesas - e não deixou que a questão do género fosse um problema.

Carolina Beatriz Ângelo foi uma mulher muito à frente do seu tempo. Nasceu na Guarda, em abril de 1878, e cresceu numa família liberal que lhe permitiu prosseguir os estudos até se licenciar em medicina, em Lisboa, em 1902.

A 28 de maio de 1911, no primeiro ato eleitoral da recém-nascida República, Carolina Beatriz Ângelo entrou no Clube Estefânia, para exercer um direito que as mulheres ainda não haviam conquistado: o direito ao voto.



A primeira lei eleitoral da I República reconhecia o direito de votar aos "cidadãos portugueses com mais de 21 anos, que soubessem ler e escrever e fossem chefes de família". Como não fazia referência à questão do género, a médica viu aqui uma oportunidade para ir votar. Cumpria todos os requisitos: era licenciada, tinha 33 anos, era viúva e tinha uma filha menor.


Ainda assim, o processo foi-lhe dificultado, após a comissão recenseadora lhe recusar o pedido de inclusão.
Carolina Beatriz Ângelo não se deixou ficar e recorreu ao tribunal. O juiz João Baptista de Castro proferiu uma sentença revolucionária, que permitiu à médica ser a primeira mulher a votar em Portugal.

A coragem de Carolina Beatriz Ângelo mereceu destaque em vários jornais de toda a Europa, que se mostravam admirados com o aparente rumo progressista da recém-criada República Portuguesa.

No entanto, em 1913, a lei sofreu alterações e a ambiguidade, que permitiu a Carolina Beatriz Ângelo votar, foi corrigida.

Ficou então determinado que “são eleitores de cargos legislativos os cidadãos portugueses do sexo masculino maiores de 21 anos ou que completem essa idade até ao termo das operações de recenseamento, que estejam no pleno gozo dos seus direitos civis e políticos, saibam ler e escrever português, e residam no território da República Portuguesa”.

Quatro meses depois de ter enfrentado um parlamento e um governo pós-revolucionário, Carolina Beatriz Ângelo morre, no dia 3 de outubro, aos 33 anos.

Em 1931, o voto foi concedido pela primeira vez a mulheres com cursos secundários ou universitários. Esta limitação era apenas aplicada à mulher, o que significava que apenas uma escassa minoria podia efetivamente votar.

O direito universal ao voto para todos os cidadãos e cidadãs maiores de idade só foi depois alcançado com a Revolução de 25 de Abril de 1974.

Carolina Beatriz Ângelo partiu cedo, mas deixou um grande legado na sociedade não só pela forma como lutou pelos seus direitos e de outras mulheres, mas também pelo seu papel na medicina. Em homenagem, o seu nome foi atribuído a várias localidades do país, a uma escola na sua cidade natal, Guarda, e ao hospital Beatriz Ângelo, em Loures.


Este domingo, 30 de janeiro, honra o nome de Beatriz Ângelo e vai votar!


(Imagens: Twitter)


  • Partilha:

Artigos Recomendados
Concorrentes do "Big Brother F...Concorrentes do "Big Brother Famosos" vão poder sair para votarOS CONCORRENTES VÃO PODER EXERCER O SEU DIREITO DE VOTO E SAIR DA CASA NO DIA DAS ELEIÇÕES LEGISLATIVASmaisSó podes ir votar com estes do...Só podes ir votar com estes dois tipos de máscaraA DIREÇÃO-GERAL DA SAÚDE EMITIU UM PARECER TÉCNICO ONDE ESTÃO DESCRITOS OS TIPOS DE MÁSCARA ACEITES NO DIA DAS ELEIÇÕES LEGISLATIVAS 2022maisPessoas isoladas vão poder sai...Pessoas isoladas vão poder sair de casa para irem votar no dia 30 de janeiroA DECISÃO DE DEIXAR AS PESSOAS ISOLADAS VOTAREM NO DIA 30 DE JANEIRO FOI TORNADA PÚBLICA NUMA CONFERÊNCIA DE IMPRENSA COM GRAÇA FREITAS E FRANCISCA VAN DUNEMmaisA série de Georgina Rodríguez,...A série de Georgina Rodríguez, que estreou na Netflix, conta com várias revelações íntimas do casalA SÉRIE "SOY GEORGINA" JÁ ESTREOU NA NETFLIX E É UMA VIAGEM PELA VIDA E RELAÇÃO DE GEORGINA RODRÍGUEZ E CRISTIANO RONALDOmaisHá 53 anos os Beatles davam o ...Há 53 anos os Beatles davam o seu último concerto num telhado e inspiravam atuações de músicos de várias gerações.O MÍTICO ÚLTIMO CONCERTO DOS BEATLES FOI HÁ 53 ANOS, NO TELHADO DOS SEUS ESCRITÓRIOS EM LONDRES.maisHerman José cria música para a...Herman José cria música para apelar ao voto nas eleições legislativasÉ DE FORMA ORIGINAL QUE HERMAN JOSÉ APELA AOS PORTUGUESES PARA IREM VOTAR NO DIA 30 DE JANEIROmaisRené Robert era fotógrafo e mo...René Robert era fotógrafo e morreu nas ruas de Paris devido à indiferença das pessoasRENÉ ROBERT MORREU DE HIPOTERMIA, DEPOIS DE TER CAÍDO NUMA RUA, EM PARIS, E DE NINGUÉM O TER AJUDADOmaisRFM é nº 1 das rádios com mais...RFM é nº 1 das rádios com mais relevância e melhor reputação em PortugalEstudo da consultora ON STRATEGY coloca a RFM no número 1 do pódio das rádios em reputação e destaca-a como a 2ª marca de media com melhor reputaçãomais
Subscreve a newsletter RFM
Ao inserires o teu email concordas com os nossos Termos de Utilização e Política de Privacidade.
Top