RFM - Só Grandes Músicas

Tecido de Nîmes, denim, jeans: a história das calças mais famosas do mundo

O DIA 26 DE FEVEREIRO COMEMORA A VIDA E O TRABALHO DE LEVI STRAUSS, O HOMEM QUE REVOLUCIONOU AS CALÇAS DE GANGA

Madalena Costa


Levi Strauss nasceu em Buttenheim, Alemanha, no dia 26 de fevereiro de 1829 e revolucionou, já nos Estados Unidos, o "mundo" dos jeans, essa peça de roupa que une o interesse de homens e mulheres, miúdos e graúdos, e é um grande sucesso ao longo de 150 anos.


As calças de ganga, desde que foram criadas, são transversais a todas as pessoas, países, culturas, idades, géneros e classes sociais.


Será que sabes como é que tudo começou? De onde é que as conhecidas calças de ganga surgiram e como chegaram até aos dias de hoje?


A história conta-nos que os jeans começaram a aparecer por volta do ano de 1792. Foi em Nîmes, França, que se fabricou, pela primeira vez, o tecido que veio a caracterizar as calças de ganga, que ficou conhecido como “tecido de Nîmes”. Com o tempo e com a popularidade que foi ganhando, a expressão começou a ser abreviada para Denim.


Numa primeira fase, o tecido “Denim” começou a ser utilizado essencialmente em roupas para trabalho no campo e pelos marinheiros italianos que laboravam no porto de Génova, por ser um tecido robusto e de grande durabilidade.


Mais tarde, a moda dessas calças chegou aos Estados Unidos, e foi lá que se juntou ao homem que as revolucionou.


No ano de 1853, um jovem judeu, Levi Strauss, abriu uma loja, em São Francisco, onde começou por vender produtos secos e lona para as carroças dos mineiros.


Aí, Levi Strauss apercebeu-se de que as roupas dos mineiros não eram adequadas para os trabalhos que tinham de desempenhar e, por isso, decidiu fazer umas calças com o tecido que vendia normalmente para cobrir as carroças.


Este novo produto, criado por Levi Strauss, tornou-se rapidamente um sucesso para os mineiros, mas havia um problema: a lona era pouco flexível para calças, o que dificultava os movimentos.


Perante esta questão fundamental, Levi Strauss foi à procura de um tecido mais flexível, resistente e confortável. Foi então que Levi Strauss encontrou, na Europa, o tal tecido Denim, feito de algodão sarjado.


A partir daí, o nome de Levi Strauss elevou-se para uma marca: a Levi Strauss & Co. E as primeiras calças fabricadas com o tecido “Denim”, na altura, de cor castanha, tornaram-se num modelo famoso e clássico.



A par com Levi Strauss, também Jacob Davis, costureiro, se tornou famoso ao propor a ideia de reforçar as costuras das calças.


Com o passar dos anos, os jeans foram recebendo muitas melhorias até chegarem ao que, atualmente, se veste.


Em 1860, foram acrescentados os botões de metal e, anos mais tarde, coseu-se a etiqueta de couro no cós das calças.


Mais tarde, assistiu-se ao aparecimento da cor azul índigo, que se tornou popular em 1890 e chegou até aos dias de hoje.



Com tamanho sucesso, Levi Strauss e Jacob David decidiram requerer a patente do produto, a 20 de maio de 1873.


As calças de ganga atingiram a sua popularidade mundial por volta de 1930, quando vários filmes de sucesso começaram a retratar os famosos cowboys americanos.


Também a Segunda Guerra Mundial popularizou a imagem das calças de ganga, uma vez que o tecido Denim era utilizado nas fardas do exército americano.


Apesar de não ter sido o inventor, Levi Strauss elevou-se com a forma como idealizou e produziu as calças de ganga como, atualmente, o mundo as conhece.


O nome Levi Strauss & Co. estabeleceu-se como a assinatura das calças Levi’s, uma das marcas mais conhecidas do mundo.


É por essa razão que Levi Strauss tem um dia dedicado a si e ao seu trabalho, assinalado a 26 de fevereiro.


  • Partilha:

Artigos Recomendados
Prepara-te! Átoa revelam a pio...Prepara-te! Átoa revelam a pior coisa que já fizeram num hotelOS ÁTOA ESTIVERAM NO CAFÉ DA MANHÃ DA RFM E JOGARAM AO CARA PODREmaisChef Olivier da Costa não tem ...Chef Olivier da Costa não tem dúvidas: "Aqui em Portugal não há ninguém que chegue aos meus pés”O CONHECIDO CHEF FOI ENTREVISTADO PELA GQ PORTUGAL E FALOU SOBRE O SEU VALOR, SEM PAPAS NA LÍNGUAmaisIncrível: os 1º e 2º lugares d...Incrível: os 1º e 2º lugares dos melhores bolos do mundo são portuguesesO RANKING FOI FEITO PELO SITE TASTEATLAS QUE PERGUNTOU AOS SEUS LEITORES QUAIS ERAM OS MELHORES BOLOS DO MUNDO E.OS DOIS PRIMEIROS LUGARES SÃO PORTUGUESESmaisIva Domingues é criticada por ...Iva Domingues é criticada por seguidores que destacam a sua "magreza extrema"O CORPO DE IVA DOMINGUES DEU NAS VISTAS NA GALA DE 30 ANOS DA TVImaisFlatulência nociva das vacas p...Flatulência nociva das vacas pode ser travada pelas fezes de cangurus bebésESTUDO PROVA QUE O METANO PRODUZIDO A PARTIR DA DIGESTÃO DAS VACAS PODE SER INIBIDO PELAS FEZES DE CANGURUS BEBÉSmaisEstas crianças dizem palavrões...Estas crianças dizem palavrões e deitam-se às horas que querem porque a mãe deixaESTA MÃE QUER DAR O MÁXIMO DE LIBERDADE AOS FILHOS PARA SE TORNAREM INDEPENDENTES E CRESCEREM SEM MEDOmaisLewis Capaldi tem ataque de To...Lewis Capaldi tem ataque de Tourette, durante concerto, e é ajudado pelo públicoO MÚSICO TEVE DE LIDAR COM VÁRIOS MOVIMENTOS INVOLUNTÁRIOS E VIU-SE OBRIGADO A PARAR DE CANTARmaisAí está um novo barulho para a...Aí está um novo barulho para acertares"QUE BARULHO É ESTE, NA RFM?" É DESTA QUE ACERTAS? HOJE COMEÇA UM NOVO BARULHO EM JOGOmaisJennifer Aniston partilha foto...Jennifer Aniston partilha fotografia e não parece elaJENNIFER ANISTON PARTILHOU UMA FOTOGRAFIA DE INFÂNCIA PARA COMEMORAR OS SEUS 54 ANOSmais
Subscreve a newsletter RFM
Ao inserires o teu email concordas com os nossos Termos de Utilização e Política de Privacidade.
Top