RFM - Só Grandes Músicas

Cansado depois de uma videochamada? A ‘fadiga do zoom’ é real

HÁ UM NOVO FENÓMENO - "FADIGA DO ZOOM" - QUE ESTÁ A TER UMA MAIOR EXPRESSÃO DEVIDO AO TELETRABALHO

Jéssica Santos


Ter reuniões por videochamada é a representação mais fiel da expressão “novo normal”. E mais recentemente vieram as aulas. O teletrabalho levou à adaptação das rotinas de trabalho e de ensino e assim passámos a ver-nos em quadradinhos num ecrã do computador ou telemóvel.


Mas esta nova rotina traz efeitos ao nosso corpo e mente. Sentes-te cansado depois de uma videochamada? Este estado é real e comum a tantas pessoas que até já tem uma denominação própria: “fadiga do zoom”. Apesar de o nome referir apenas a plataforma Zoom, este estado de exaustão é aplicável a qualquer plataforma para fazer videochamadas.

Aqui o que está em causa é: o quão extenuante para o cérebro podem ser as interações virtuais.



Andrew Franklin, professor assistente de ciberpsicologia na Universidade Estadual de Norfolk, na Virginia, explica.


Mesmo quando não estão a falar, os seres humanos comunicam. Os sinais não verbais - gestos, olhares e expressões corporais - são algo que o nosso cérebro capta numa conversa presencial e permitem criar uma imagem do que está a acontecer e do que se espera do ouvinte.

Nas videochamadas, a comunicação já não ocorre desta forma. Primeiro, a tua atenção está apenas centrada nas palavras, uma vez que apenas tens a perceção do outro através de um quadrado, onde é mais difícil apreender os seus gestos e expressões. Aqui a qualidade da internet também influencia muito a comunicação.

Esta visualização em modo galeria é um desafio para a visão central do cérebro, porque o obriga a descodificar muitas pessoas ao mesmo tempo.



Os especialistas explicam de uma forma mais simples aquilo que o cérebro tenta fazer numa videochamada em grupo: é como cozinhar e ler ao mesmo tempo. A dificuldade é a mesma.


O nosso cérebro fica tão sobrecarregado pelo excesso de estímulos desconhecidos que gera uma sensação de exaustão. Esta pode ser uma das razões pela qual te podes sentir mais cansado ultimamente. Isso ou tudo aquilo que implica estar em casa. Resumir a nossa rotina a um espaço e não recebermos os estímulos a que estávamos habituados pode ser exigente para a nossa mente e corpo.


  • Partilha:

Subscreve a newsletter RFM
Ao inserires o teu email concordas com os nossos Termos de Utilização e Política de Privacidade.
Top