Sevilha tem tantas laranjas que quer produzir eletricidade através delas

SEVILHA É CONHECIDA, ENTRE MUITAS OUTRAS COISAS, COMO O MAIOR LARANJAL DO MUNDO

Jéssica Santos


Sevilha tem uma cor especial!

E o que lhe dá cor, vida, cheiro, ambiente e energia, para além de muitas, muitas outras coisas, são também as laranjeiras espalhadas pela cidade.

Sevilha está cheia de laranjas. São mais de 48 mil laranjeiras que preenchem a paisagem desta cidade espanhola e que perfumam o ar.

Só que esta enorme quantidade de laranjeiras, na cidade, é uma grande dor de cabeça para aqueles cuja profissão é manter as ruas de Sevilha limpas e para os habitantes que têm o azar de escorregar sobre elas. Isto porque grande parte das laranjas da cidade - sobretudo as amargas - acabam no chão.


Sensíveis a esta realidade, uma equipa de engenheiros espanhóis, juntamente com a empresa municipal de água Emasesa, decidiu desenvolver um projeto piloto que consiste em criar eletricidade através do metano produzido pelos restos fermentados de laranja. Desta forma, reaproveita-se aquilo que as ruas de Sevilha têm para oferecer: laranjas.



Os responsáveis por este projeto explicaram, ao The Guardian, que vão ser utilizadas 35 toneladas desta fruta para gerar energia para uma das estações de purificação da água. As laranjas serão transportadas para uma instalação que produz eletricidade a partir de matéria orgânica.


Esta equipa de engenheiros verificou que 100 quilos de laranjas podem produzir 50KWh, o que permite dar energia a cinco casas por dia.
Se todas as laranjas de Sevilha forem recicladas - estima-se que sejam produzidas cerca de 15 mil toneladas - poder-se-ão alimentar 73 mil casas.

Sevilha é conhecida como o maior laranjal do mundo.
Estas árvores já se encontram na cidade há cerca de 1000 anos e todos os anos produzem toneladas de laranjas. Tantas que a cidade emprega 200 pessoas só para colher os frutos caídos.


  • Partilha:

Artigos Recomendados
100 melhores destinos ‘verdes’...100 melhores destinos ‘verdes’ do mundo? Portugal vai a votosESTAS REGIÕES, CIDADES E ILHAS PORTUGUESAS ESTÃO NOMEADAS PARA OS 100 MELHORES DESTINOS VERDES DO MUNDOmaisCristina Ferreira volta a ser ...Cristina Ferreira volta a ser criticada após saída de outra cara da TVIA SAÍDA DE ISABEL SILVA DA TVI ESTÁ A GERAR VÁRIOS COMENTÁRIOS NEGATIVOS DIRIGIDOS A CRISTINA FERREIRAmaisLili Caneças dá lição de boas ...Lili Caneças dá lição de boas maneiras a Francisco ConceiçãoLILI CANEÇAS FALOU COM O CAFÉ DA MANHÃ DA RFM E EXPLICOU A FRANCISCO CONCEIÇÃO, FILHO DE SÉRGIO CONCEIÇÃO, A IMPORTÂNICA DAS BOAS MANEIRAS DENTRO DE CAMPOmaisEm Lisboa, os táxis vão levar ...Em Lisboa, os táxis vão levar gratuitamente idosos à vacinaçãoNO MOMENTO DE VACINAÇÃO, TODOS OS ESFORÇOS SÃO PRECISOS PARA QUE NINGUÉM DEIXE DE PODER IR POR FALTA DE MOBILIDADE OU DESLOCAÇÃOmaisTaylor Swift arrasa Netflix, a...Taylor Swift arrasa Netflix, após “piada sexista” feita com o seu nome“GINNY E GEORGIA", A NOVA SÉRIE DA NETFLIX, CONTA COM UMA FRASE QUE IRONIZA AS RELAÇÕES AMOROSAS DE TAYLOR SWIFTmais“Batiam-me no carro de propósi...“Batiam-me no carro de propósito só para meter conversa” - Isabel Figueira à RFMISABEL FIGUEIRA ESTEVE À CONVERSA NO LIVE DA RFM E NÃO POUPOU ELOGIOS AOS RAPAZES DO WI-FI!maisA atuação de James Arthur no F...A atuação de James Arthur no Fator X que se tornou viralDAS ATUAÇÕES NO FATOR X ATÉ AO SUCESSO. JAMES ARTHUR FAZ ESTÁ DE PARABÉNS, FAZ 33 ANOS!maisCachecóis, luvas, velas, flore...Cachecóis, luvas, velas, flores e um mural: as homenagens a Alfredo QuintanaJUNTO AO ESTÁDIO DO DRAGÃO, PINTOU-SE UM MURAL E SUCESSIVAS HOMENAGENS A ALFREDO QUINTANAmaisSalvador Martinha suspeita que...Salvador Martinha suspeita que namorado de Dolores Aveiro seja o seu paiNO "STAND-UP NA HORA", NA RFM, SALVADOR MARTINHA CONFESSOU QUE EXISTEM GRANDES PARECENÇAS ENTRE SI E ANDRADE, O NAMORADO DE DOLORES AVEIROmais
Top