RFM - Só Grandes Músicas

Porque é que a Páscoa não tem data fixa?

EXISTEM VÁRIOS CÁLCULOS A FAZER ATÉ SE DEFINIR O DIA DA PÁSCOA

Madalena Costa


Já te perguntaste porque é que o dia da Páscoa muda de ano para ano? Uns anos é em março e, em outros, celebra-se em abril.


A razão para tal acontecer é simples, mas desconhecida para muitos: a Páscoa acontece no primeiro domingo depois da primeira lua cheia, após o equinócio da primava no hemisfério norte.



Quem o diz é Marek Kukula, astrónomo no Observatório Real de Greenwich, que explicou que a data da Páscoa “depende de dois fatores astronómicos - o equinócio da primavera e a lua cheia”.


No entanto, há mais por detrás destes dois fatores. A Páscoa é um “feriado móvel”, que resulta da combinação de calendários, práticas culturais e tradições hebraicas, romanas e egípcias.


E é também por isso que é difícil conjugar esta celebração cristã no mesmo dia, uma vez que é necessário coincidir os diferentes calendários. Pela falta de uma combinação entre eles, são, segundo o astrónomo no Observatório Real de Greenwich, “necessários cálculos complexos para se determinar o dia exato do equinócio e da lua cheia”.


Apesar de não existir um consenso entre calendários, a Páscoa tende a calhar entre o dia 22 de março e, no máximo, o dia 25 de abril, dependendo da disposição dos dias.


  • Partilha:

Artigos Recomendados
Neste país, não é o coelho que...Neste país, não é o coelho que está associado à Páscoa, mas sim outro animalTRATA-SE DE UM PEQUENO ANIMAL, QUE TEM UM FOCINHO BICUDO, UMA CAUDA PRETA E BRANCA E PÊLOS ACINZENTADOSmaisA partir de outubro, os telemó...A partir de outubro, os telemóveis vão ser banidos das escolas públicas deste paísHÁ MUITAS OPINIÕES SOBRE ESTA MEDIDAmaisTens bolor na casa de banho? T...Tens bolor na casa de banho? Talvez seja por estares a fazer istoESTE É O HÁBITO QUE FAZ COM QUE MUITA GENTE TENHA BOLOR NAS SUAS CASAS DE BANHOmaisJogadoras da seleção inglesa v...Jogadoras da seleção inglesa vão passar a usar estes calções para se sentirem confortáveis com menstruaçãoA PREOCUPAÇÃO FOI PARTILHADA PELAS JOGADORAS COM A FEDERAÇÃO INGLESA E COM O PATROCINADOR OFICIAL, NO ANO PASSADO, E SÓ AGORA SE SOUBE A DECISÃOmaisNeste café, comes em antigos u...Neste café, comes em antigos urinóis e o espaço é muito eleganteÉ MESMO VERDADE! NESTE CAFÉ, COMES NUMA ANTIGA CASA DE BANHO MASCULINA DA ÉPOCA VITORIANAmaisEstes são os 5 motivos pelos q...Estes são os 5 motivos pelos quais não deves cruzar as pernas quando te sentasSE CRUZAS AS PERNAS QUANDO ESTÁS SENTADO DEVES PARAR DE O FAZER. FICA A SABER PORQUÊmaisAs recomendações para as melho...As recomendações para as melhores séries e filmes, nesta Páscoa, são dos The CouchersFoi no 6 PM da RFM, que os The Couchers revelaram que o próximo episódio de “Accused”, no AXN, é imperdívelmaisEstes são os 5 motivos pelos q...Estes são os 5 motivos pelos quais estás a dormir mal, durante a noiteSE CALHAR NÃO SABIAS QUE ESTES CINCO HÁBITOS ESTÃO A INTERFERIR COM A QUALIDADE DO TEU SONOmaisDD'ZRT e Simão Correia cantam nova versão de "Herói Por Um Dia" e fazem apeloA BANDA CONVIDOU SIMÃO CORREIA PARA CANTAR O TEMA "HERÓI POR UM DIA", O NOVO HINO DA ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA CONTRA A LEUCEMIAmais
Subscreve a newsletter RFM
Ao inserires o teu email concordas com os nossos Termos de Utilização e Política de Privacidade.
Top