Se não és médico, não vais poder entrar neste escape room

NESTE ESCAPE ROOM, OS MÉDICOS TÊM DE SALVAR UM DOENTE DURANTE 45 MINUTOS


São 45 minutos para salvar um doente em estado crítico, emergente ou inesperado. Neste escape room só entram médicos e, ao aliar a medicina com desafios - o que acabam por ser dois nomes que conjugam bem - potencia o treino do raciocínio clínico, o trabalho em equipa e a aplicação de conhecimentos clínicos em situações críticas.


Em tudo se assemelha a um hospital, com a única diferença de não serem doentes a sério. De resto, a adrenalina e o stress são os mesmos. Este escape room está disponível no Centro de Simulação do Hospital da Luz Learning Health e utiliza um software de simulação.


Assim que o relógio começa a contar o tempo, os médicos têm acesso à história clínica do doente, podem pedir exames e analisar os resultados, prescrever fármacos e realizar todos os outros procedimentos que fariam com um doente real.



Desenvolvido pela empresa Nobox e UpHill, duas startups portuguesas dedicadas a desenvolver softwares para aumentar a qualidade dos cuidados de saúde, este escape room põe à prova todas as competências dos médicos. No final, como "prémio", recebem um relatório de análise, estruturado de acordo com as competências comportamentais e desempenho clínico observados durante o jogo.


É assim, uma avaliação à performance dos médicos de forma individual e também em equipa. Porque à semelhança de outras áreas, a medicina também alcança os seus feitos com trabalho de equipa.