Estar na praia e ouvir as músicas dos outros vai acabar no Rio de Janeiro

AS COLUNAS DE SOM OU ALTIFALANTES ESTÃO AGORA PROIBIDOS NAS PRAIAS DO RIO DE JANEIRO

Madalena Costa


Já estás com saudades de ir dar um saltinho à praia e de molhar os pés na água do mar? De estender a toalha no meio de tantas outras, onde há pouco espaço? Das bolas de Berlim e dos dias longos de verão, em que ficas até mais tarde na praia?


O tempo já começa a ser convidativo, mas a verdade é que uma ida à praia acarreta, por vezes, não descansares totalmente. Com certeza, já te cruzaste com pessoas que levam colunas de som e que colocam a música alta para toda a praia ouvir. Podes sentir-te desconfortável e mostrares algum desagrado, mas, na verdade, não podes fazer muito mais.


No Rio de Janeiro, há quem já possa invocar uma lei. A partir desta terça-feira, dia 26 de abril, as colunas de som ou altifalantes para ouvir música passaram a ser proibidos nas praias do Rio de Janeiro, no Brasil.


Esta é uma nova lei, aprovada pela prefeitura do Rio de Janeiro, que dá "efetividade à proibição legal de utilização de caixas de som ou quaisquer meios de amplificação sonora nas praias da cidade do Rio de Janeiro". A utilização destes aparelhos só é permitida para a "promoção de atividades desportivas ou de lazer" e tem de ser autorizada pela prefeitura da cidade.


Em fevereiro deste ano, Eduardo Paes, prefeito do Rio de Janeiro, já tinha partilhado no Twitter a sua opinião sobre as colunas de som, uma vez que estas podem prejudicar a "tranquilidade das pessoas" e, nestes casos, deveria imperar o bom senso.



Daqui para a frente, as colunas de som deixam de ser permitidas nas praias do Rio de Janeiro e quem não cumprir a lei pode mesmo ver a sua coluna de som confiscada pela "Guarda Municipal do Rio de Janeiro".