HÁ ALGUÉM MAIS GULOSA DO QUE EU? - BOLO DE CHOCOLATE, VINHO DO PORTO E PASSAS (SEM AÇUCAR REFINADO)

Repórter apaixonada por doces, autora de "Há alguém mais gulosa do que eu?": um blogue, livro, rubrica na RFM, no BFF aos Domingos pelas 21 horas e loja de doçaria com receitas de autor. O objetivo? Proporcionar sorrisos!

Já sabemos que o chocolate negro tem benefícios para a saúde, liberta endorfinas e o Vinho do Porto também! Tudo em doses moderadas, claro! Sugestão: fazeres este bolo e partilhares com os amigos! Sorrisos garantidos! Se não gostares de passas sempre podes optar por não usar. Por acaso eu não gosto, mas neste bolo até acho que melhora a textura da massa. Experimenta e partilha a fotografia no Facebook da RFM!


Ingredientes::

Bolo:
4 ovos
215 g de açúcar de coco
200 g de farinha de trigo
100 g de manteiga
100 g de chocolate negro
100 ml de Vinho do Porto
75 g de passas
1 colher de sopa de fermento

Cobertura:
75 g de chocolate negro
25 g de manteiga
3 colheres de sopa de natas


Modo de Preparação:

Bolo: Misturar o Vinho do Porto com as passas e triturar num picador uns segundos, apenas até que as passas fiquem em pedacinhos.
Derreter o chocolate negro com a manteiga no microondas. Bater os ovos com o açúcar de coco, juntar o chocolate derretido com a manteiga. Envolver o Vinho do Porto com as passas. Misturar a farinha e o fermento. Verter na forma e levar ao forno durante 30 minutos. Deixar arrefecer uns minutos e desenformar.
Bater os ovos com o açúcar de coco ou xilitol, juntar a manteiga e bater novamente. Misturar a banana, a baunilha e o iogurte. Envolver a farinha e o fermento. Verter na forma e levar ao forno durante 30 minutos. Deixar arrefecer e desenformar.

Creme: levar os ingredientes num tacho ao lume e misturar até ficar cremoso. Verter no bolo. Podes decorar com mais passas. Espero que gostes!