Minitartes de Lima (sem glúten)

"Há alguém mais gulosa do que eu?" é uma rubrica semanal na RFM (no Wi-Fi, aos Domingos, pelas 21 horas), uma app, um blogue, livros de receitas, canal no YouTube e catering de uma repórter apaixonada por doces.


Se gostas de sabores cítricos, então guarda esta receita para fazeres esta semana! O que achas de umas minitartes amorosas recheadas com um creme de lima? Esta receita não tem glúten, mas se quiseres podes utilizar uma farinha normal na confeção, na mesma quantidade.

As framboesas e as folhas de hortelã são um bónus de sabor e frescura quando degustares estas pequenas maravilhas que casam na perfeição com o verão! Espero que gostes!


Ingredientes:

Base:
1 ovo
150 g de farinha de arroz
50 g de manteiga
3 colheres de sopa de açúcar
1 colher de sopa de amido de milho
1 colher de sobremesa de fermento sem glúten

Creme de Lima:
5 gemas
150 g de açúcar
125 ml de sumo de lima
50 g de manteiga sem sal
1 colher de sopa de amido de milho

Decoração:
Framboesas frescas q.b.
Folhas de hortelã q.b.

Modo de Preparação:

Base: bater todos os ingredientes num robô com gancho até que a massa comece a descolar da taça e forme uma bola. Envolver em película aderente. Levar ao frigorífico durante 30 minutos.
Pré-aquecer o forno a 175ºC. Estender a massa numa superfície enfarinhada (com farinha sem glúten). Forrar miniformas com a massa. Picar as bases das minitartes com um garfo. Levar ao forno durante 15 minutos.
Desenformar.

Creme de Lima: misturar as gemas com o amido de milho. Misturar o açúcar com o sumo de lima num tacho, levar ao lume até ferver. Desligar e adicionar a manteiga, misturando muito bem. Envolver as gemas e levar ao lume até engrossar. Retirar para um prato para arrefecer. Rechear as bases de minitarte. Decorar com framboesas frescas e hortelã.