Bolinhos com Abacaxi Caramelizado

"Há alguém mais gulosa do que eu?" é uma rubrica semanal na RFM (no Wi-Fi, aos Domingos, pelas 21 horas), uma app, um blogue, livros de receitas, canal no YouTube e catering de uma repórter apaixonada por doces.

Pensa na combinação: bolinhos de massa fofinha com um ligeiro sabor a baunilha e cobertura de abacaxi caramelizado feito com açúcar mascavado e manteiga! Estás a salivar? Então é melhor experimentares esta receita! Se não quiseres 14 bolinhos, podes fazer metade da receita! Sugestão extra, se devorares estes bolos em casa podes acompanhar com gelado de baunilha! Se o caramelo ainda estiver morno, fica um casamento perfeito! Espero que gostes!


Ingredientes (para 14 unidades):

Abacaxi caramelizado:
Manteiga derretida q.b.
Açúcar mascavado q.b.
Rodelas de abacaxi fresco q.b.

Bolinhos:
3 ovos
200 g de açúcar
180 g de farinha de trigo com fermento
115 g de manteiga sem sal, amolecida
50 ml de leite
1 colher de sobremesa de essência de baunilha
1 colher de sobremesa de fermento em pó

Modo de Preparação:

Caramelo: Encher o fundo de formas de queque com 1 colher de sobremesa de manteiga derretida e 1 colher de sobremesa de açúcar mascavado (não é necessário misturar). Cortar finamente rodelas de abacaxi. Com um cortador redondo do diâmetro da base das formas de queque, cortar o abacaxi e colocar nas formas por cima da manteiga e do açúcar mascavado. Também podem cortar com uma faca.

Pré-aquecer o forno a 175 ° C.

Bolinhos: bater os ovos com o açúcar e manteiga até ficar um creme fofo. Adicionar os restantes ingredientes. Encher as forminhas com 2 colheres de sopa cheias de massa. Levar ao forno durante 15 a 20 minutos. Deixar arrefecer durante uns minutos e desenformar ainda quente.